Nampula (IKWELI) – Um idoso de 92 anos de idade foi encontrado sem vida no interior da sua mesquita na zona de Nahene, bairro de Napipine, nos arredores da cidade de Nampula.
Trata-se de António Amisse, um ancião que em vida exercia funções de liderança religiosa na sua própria mesquita. De acordo com informações apuradas no local, o corpo de Amisse foi encontrado enforcado na casa de banho da mesquita, situada no recinto da sua residência.
A situação acontece numa altura em que o idoso estava desaparecido desde a tarde de domingo (4), facto que havia criado preocupação dos familiares e vizinhos.
Em declarações, a esposa do malogrado contou que, ao regressar da machamba, não encontrou o marido em casa, situação que considerou estranha, uma vez que o idoso já não costumava ausentar-se por longos períodos. As buscas continuaram durante a noite, sem sucesso.
Sábado Rosário, chefe da unidade comunal de Nahene, disse que a situação criou pavor na sociedade, pois “ficamos tristes quando acolhemos essa notícia do desaparecimento físico desse nosso líder religioso e assim estamos à espera da equipa do SERNIC [Serviço Nacional de Investigação Criminal] para acolher as causas desse acontecimento, ele foi dono dessa mesquita. Não temos nenhuma informação se houve discussão ou não, só ficamos surpreendidos com o corpo na casa de banho e assim toda família está aqui para saber às causas, mas é enforcamento.”
O líder comunitário disse, igualmente, que o cenário é extremamente preocupante e semeou um susto nos moradores.
Testemunhas e pessoas próximas à família referem que o ancião vinha enfrentando sérios problemas de visão nos últimos tempos, o que o deixava cada vez mais dependente e fragilizado.
Ernesto Motelela, amigo do malogro, disse que “não tenho muito a dizer, única doença era cegueira e dor de coração, mas isso de se enforcar me deixou muito preocupado, nunca ouvi barulho de casa, ele era meu amigo e nunca tinha me dito alguma coisa de mal, depois de lhe procurarmos muito, o encontramos enforcado na casa de banho”. (Malito João)





