Huawei faz a entrega oficial de equipamento de TIC’s a Escola Secundária da Matola

0
89

Maputo (IKWELI) – A Huawei procedeu a entregou de equipamentos de Huawei Wifi 6 compostos por 118 (cento e dezoito) pontos de acesso; 8 (oito) switchs de acesso POE; 1 (um) switchs central; 1 (um) firewall; 4 (quatro) racks com UPS; e 1 (um) Ideahub a escola secundária da Matola, na província de Maputo.

“Estes equipamentos são entregues no âmbito do programa Smart education desenvolvido pela Huawei em parceria com ministério da Educação e desenvolvimento humano”, refere um comunicado de imprensa da empresa enviado a nossa redacção.

Esta gigante chinesa, líder global em Infra-estruturas de TIC’s (Tecnologias de Comunicação e Informação), tem vindo a cooperar e participar em projectos juntos ao Estado e governo em doações, projectos de capacitação e formação a escolas, universidade e funcionários públicos.

A Huawei, segundo a mesma nota, espera que a doação deste equipamento ajudará a promover a integração profunda de tecnologia da informação e educação e ensino, acelerar a inovação e o desenvolvimento da educação inteligente e estabelecer uma “zona de demonstração de educação inteligente”. A doação, também, promoverá o compartilhamento de recursos educacionais vantajosos e a equalização da educação.

Na cerimónia, também, assinaram um Memorando de entendimento com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano para o “Projecto Nacional de Educação Inteligente para Escolas Primárias e Secundárias de Moçambique”. O Ministério vai escolher Huawei como parceiro estratégico da cooperação na infra-estrutura de TIC das escolas primárias e secundárias do País.

O memorando de entendimento foi assinado com o testemunho da ministra da educação e desenvolvimento humano, Carmelita Rita Namashulua, o Conselheiro Comercial da Embaixada da República Popular da China em Moçambique Liu Xiaoguang, e o Director Geral da Huawei em Moçambique Wu Kui.

Em seu discurso, Wu Kui, citou o director-geral da Huawei, apontando que “actualmente, a transformação digital e a educação digital tornaram-se a direcção chave do desenvolvimento em todo o mundo, especialmente na actual situação epidémica, sua importância está se tornando cada vez mais proeminente”.

“Queremos manifestar o nosso profundo agradecimento a Huawei pela doação de equipamento de comunicação para o desenvolvimento da infra-estrutura de educação através do Projecto Educação Inteligente (Smart Education) para as nossas escolas. Como dizia o saudoso Presidente Samora Machel, “A Educação é uma tarefa de todos nos”, e a Huawei têm apoiado um dos sectores mais importantes mediante essa oferta. É com muita satisfação que estamos nesta escola, na cerimónia de entrega de tais equipamentos que reforça o grande empenho do nosso Governo de desenvolver a infra-estrutura do sector da educação e alargar o acesso da mesma para todos os moçambicanos”, disse, na ocasião a ministra Namashulua, exortando aos beneficiários para fazerem o bom uso do equipamento.

Por seu turno, Liu Xiaoguang, Conselheiro Comercial da Embaixada da República Popular da China em Moçambique, disse que “como uma líder global provedora de tecnologia informação e comunicação (TIC), e dispositivos inteligentes, a Huawei tem contribuído no desenvolvimento de TIC’s em Moçambique. Enquanto promove as suas responsabilidades sociais, na missão de sustentabilidade e desenvolvimento nesses 20 anos operando em Moçambique. O Governo Chinês tem sempre encorajado todas as suas empresas para se tornarem responsáveis e membros em parceiras de ganha-ganha (win-win) nas comunidades locais. A doação de equipamento de TIC do “Smart Education” da Huawei para Moçambique irão contribuir no estabelecimento no modo de ensino com novas experiencias, nova demanda e nova forma, acelerando a partilha de recursos educacionais e da transformação digital das escolas em Moçambique”. (Redacção)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here