Iuluti: Garimpo ilegal continua a matar

0
351

Nampula (IKWELI) – A comunidade de Iuluti, no distrito de Mogovolas, a sul de Nampula, vive momento de dor e pesar, por conta de morte, por baleamento, de, pelo menos, 13 cidadãos, assumidos localmente como garimpeiros ilegais.

Na sua conta na rede social Facebook, a Rádio Comunitária de Iuluti reporta que as 13 pessoas foram mortas na madrugada desta segunda-feira (29) na zona mineira de Marraca.

Na mesma publicação, aquela estação de rádio comunitária que refere que Iuluti está de luto afirma que as vítimas “exerciam actividades ilegais de extração de recursos minerais.”

Segundo a rádio comunitária de Iuluti, o “massacre terá ocorrido numa altura em que os garimpeiros teriam tentado retaliar após o baleamento de dois colegas no dia anterior.”

Não se sabe, em concreto, quem atirou mortalmente contra aqueles cidadãos, mesmo a população prefere “dar” autoria a Unidade de Intervenção Rápida (UIR), mesmo sem certeza.

“No terreno, o clima é de medo e silêncio, tendo impedido a deslocação da nossa equipa de reportagem até ao local dos acontecimentos. Relatos indicam que alguns corpos continuam por recolher, pois ainda não foram identificados pelos familiares,” lê-se na página da rádio comunitária de Iuluti.

Em menos de 3 meses este é o Segundo episódio de derramamento de sangue que se regista naquela circunscrição.

As autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre a tragédia. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui