Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, disse na manhã desta quarta-feira (10), na abertura do Fórum Provincial da Malária, que práticas indevidas minam os esforços de prevenção e combate à malária.
“Chegou ao nosso conhecimento que certas práticas indevidas persistem no terreno, referimo-nos a desinformação de algumas estratégias de prevenção, cobranças ilícitas, desvios de medicamentos e redes mosquiteiras envolvendo as lideranças comunitárias e parte dos profissionais de saúde, essas condutas são inaceitáveis e porque cada rede desviada é uma família que fica mais exposta ao mosquito e corre um risco acrescido,” disse o governador, deixando claro que comportamento do género não são mais tolerados na província.
Paralelamente, Abdula falou da necessidade do reforço da educação comunitária, consolidação da vacinação e melhoria do diagnóstico precoce da malária.
O Fórum Provincial da Malária 2025 decorre sob lema “Malária fora! Tempo de investir, inovar e renovar os compromissos,” e o governador sublinha que “o lema que nos guia este ano, não é apenas uma chamada de atenção, mas é um convite de acção e só com disciplina, acção, união e responsabilidade coletiva pode se transformar a província de Nampula mais sólido, saudável e resiliente.”
“A malária não é apenas uma questão de saúde. Ela afecta a produtividade, a economia e o futuro das nossas famílias. É, por isso, fundamental intensificar o controlo vectorial, reforçar a educação comunitária, consolidar a vacinação, melhorar o diagnóstico precoce e garantir que nenhuma família fique sem protecção,” recordou o governante.
Outro apelo de Abdula alerta que “é hora de deixar de lado as diferenças religiosas, culturais e políticas e unir esforços para encontrar soluções, todos somos responsáveis pelo futuro da nossa província. Devemos trabalhar juntos para superar os obstáculos, caso contrário, corremos o risco de sucumbir os problemas que nos afectam, vamos unir forças, trabalhar juntos pelo bem-estar da nossa província e do povo.” (Nelsa Momade)





