Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

0
450

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas em Memba, na província de Nampula, está a decorrer a todo o vapor. A campanha é liderada pelo governador Eduardo Mariamo Abdula, que desde cedo esteve lado-a-lado com os deslocados.

No primeiro dia, estimava-se que mais de 260 famílias tinham regressado a Chipene e, nesta quinta-feira (4), segundo dia da operação, outras 390 famílias, voluntariamente, decidiram por regressar à Chipene e Mazua.

Dados na posse do Ikweli indicam que o Conselho Executivo Provincial, com apoio de amigos, mobilizou 5 camionetas, sendo 3 para Chipene e 2 para Mazua e das famílias, 184 foram para o primeiro posto administrativo e 206 para o segundo.

Igualmente, cada família que chega recebe, no terreno, o seu kit de subsistência. 

Uma fonte no terreno explicou-nos que “até podiam ter sido muito mais famílias, mas é que cada família tem muitos bens que carrega, por isso o número é limitado”.

Os centros de acolhimentos em Alua Velha e Alua estão ficando, cada vez mais, vazios, segundo constatamos.

Estranhamente, 48h após o governador ter se reunido com os parceiros de cooperação para a inclusão de todos no movimento, estes ainda continuam no silêncio.

Na reunião realizada com este grupo de interveniente, a Agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla inglesa) tivera se predisposto a realizar um risk assessement que ficaria disponível em 48h, mas até ao fecho desta matéria não havia indicação da conclusão deste exercício. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui