Home ACTUALIDADE Campanha eleitoral move professores ao absentismo escolar em Nampula: DPE distancia-se de...

Campanha eleitoral move professores ao absentismo escolar em Nampula: DPE distancia-se de professores que “sabotam” aulas para fazer campanha

0
163

Nampula (IKWELI) – Durante os processos eleitorais tem sido vista uma onda crescente de absentismo por parte de professores que abandonam seus postos de trabalho para mobilizar potenciais eleitores ou ainda para trabalharem como Membros de Mesa de Voto (MMVs).

Um exemplo claro foi a matéria publicada pelo Ikweli no passado dia 27 do mês em curso, edição 1531. Tal situação obriga que os educadores não se façam presentes às salas de aulas, o que condiciona o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. 

Na matéria publicada, constatou-se a ausência de alguns professores em, pelo menos, três escolas primárias e secundárias, nomeadamente, Mutomote, Mutava Rex e Cossore.

No entanto, a Direcção Provincial de Educação (DPE) a nível de Nampula, através do seu porta-voz Faruk Carimo, avançou tratar-se de um fenómeno natural, pois sempre que se trata de um ano eleitoral os professores “abandonam” os seus alunos.

Contudo, explicou ser da competência dos serviços distritais da educação identificar os professores faltosos e puni-los, de acordo com a lei. 

“Os professores são maiores de idade, são autónomos e são livres de escolher as suas cores. Nós, como direcção provincial, não temos mão nisso, mas temos uma figura que é o serviço distrital que tem a competência de monitorar as escolas, identificar os professores faltosos e puni-los administrativamente, dentro da lei, é claro. Nós como direcção provincial em algum momento quando nos chega esse tipo de notícia, sabemos a quem cobrar”, explicou.

Importa referir que em algumas escolas da província, os alunos estão sem aulas não só porque os professores encontram-se numa formação de Membros de Mesa de Voto, mas também porque as salas encontram-se ocupadas para a realização da mesma capacitação, tal como revela o Diário de Campanha do boletim CONTROLA do dia 25 do mês em curso. (Ângela da Fonseca)