Maputo (IKWELI) – O Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos, exortou, na noite de quarta-feira (3), aos jovens de todas as dioceses de Moçambique a não perderem a esperança perante os desafios da vida.
A mensagem foi deixada durante a missa solene de abertura oficial da III Jornada Nacional da Juventude (JNJ) – Maputo 2025.
Na sua homilia, Dom João Carlos destacou que a solidão, o desemprego e outras dificuldades sociais são realidades que afectam profundamente a juventude, mas sublinhou que a confiança em Deus continua a ser a principal força para vencer as adversidades, por ser ele a esperança dos aflitos.
“Hoje Maputo torna-se um grande cenáculo, pois acolhe jovens vindos de todas as dioceses do país. Sejam bem-vindos, jovens peregrinos, com os vossos sorrisos, cansaços, sonhos, alegrias e tristezas. Com esta Eucaristia abrimos oficialmente a III Jornada Nacional da Juventude. Santo Agostinho dizia, inquieta o teu coração até encontrar aquele que é a verdade e o amor. Quando um coração encontra o amor de Cristo, ele muda e deseja também mudar o mundo. Vocês não vieram como turistas da fé, mas como peregrinos da esperança”, frisou o prelado.
O Arcebispo explicou ainda que a missão do cristão deve assentar em três pilares fundamentais, proximidade, compaixão e escuta. Segundo Dom João Carlos, a Igreja procura missionários capazes de caminhar com o povo, ouvir as suas dores, discernir e responder com sensibilidade às realidades vividas pelas comunidades.
Por sua vez, o Arcebispo Metropolitano de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), Dom Inácio Saúre, que declarou oficialmente aberta a III JNJ, manifestou a expectativa de que o evento seja um momento de profunda renovação espiritual e social para todos os participantes. (Malito João, em Maputo)






