No ensino primário  Educação prevê inscrever mais de 400 mil alunos da 1a classe em Nampula

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula prevê inscrever o total de 417.265 mil alunos da primeira classe para o ano lectivo 2025, contra 373.456 inscritos no presente ano de 2024, um incremento de cerca de 11,7%.

Deste número, o sector prevê inscrever 206.561 mulheres contra 184.517 alunas matriculadas no presente ano lectivo, o que corresponde a uma evolução de 12%.

Em conferência de Imprensa havida recentemente, o porta-voz da Direcção Provincial da Educação (DPE), Faruk Carimo, afirmou que o processo de matrícula arranca nesta terça-feira (01) de Outubro em todo o território nacional, até ao dia 30 de Dezembro do ano em curso.

Para o ano lectivo 2025, o porta-voz avançou que o sector pretende requalificar 37 escolas primárias em básicas, o que significa que sairão das actuais 2076 para 2061. 

Na ocasião, Carimo lançou um apelo aos pais e encarregados de educação no sentido de matricularem os seus educandos o mais cedo possível por forma a evitar constrangimentos. 

“Levem os seus filhos as escolas mais próximas o mais cedo possível para poderem matricular, não deixem para os últimos momentos de matrícula, nós sabemos que vamos entrar para o período de ritos de iniciação que é mesmo em Dezembro, mas estamos a falar que dia 1 começam as matrículas, ou seja, pedimos aos pais e encarregados de educação para que o façam o mais cedo para não terem problemas de vaga, não terem problemas de irem para uma escola mais distante”. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

O “milagre” que tio Salim levou à Mogincual

Namige (IKWELI) – Sexta-feira, 18 de setembro de 2026....

Governo necessita de 4 mil milhões de dólares para o ProÁguaS

Maputo (IKWELI) – O ministro moçambicano das Obras Públicas,...

Governo prepara plano de 401 milhões de dólares para mitigar impactos do El Niño em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Governo de Moçambique prepara um...

Otheka mata fome da população em Mecubúri

Nampula (IKWELI) - Parte da população no distrito de...

Na cidade de Nampula: Sociedade civil denuncia violação do código de postura municipal

Nampula (IKWELI) – A Rede de Governação, na Plataforma...

Topics

O “milagre” que tio Salim levou à Mogincual

Namige (IKWELI) – Sexta-feira, 18 de setembro de 2026....

Governo necessita de 4 mil milhões de dólares para o ProÁguaS

Maputo (IKWELI) – O ministro moçambicano das Obras Públicas,...

Otheka mata fome da população em Mecubúri

Nampula (IKWELI) - Parte da população no distrito de...

Educação a distância já alcança mais de 150 mil estudantes em Moçambique

Nampula (IKWELI) – Mais de 150 mil estudantes frequentam...

Nampula prepara 13° Congresso com uma perspectiva económica

Nampula (IKWERLI) – O partido FRELIMO, em Nampula, oficializou...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img