Nampula (IKWELI) – A província de Nampula prevê inscrever o total de 417.265 mil alunos da primeira classe para o ano lectivo 2025, contra 373.456 inscritos no presente ano de 2024, um incremento de cerca de 11,7%.
Deste número, o sector prevê inscrever 206.561 mulheres contra 184.517 alunas matriculadas no presente ano lectivo, o que corresponde a uma evolução de 12%.
Em conferência de Imprensa havida recentemente, o porta-voz da Direcção Provincial da Educação (DPE), Faruk Carimo, afirmou que o processo de matrícula arranca nesta terça-feira (01) de Outubro em todo o território nacional, até ao dia 30 de Dezembro do ano em curso.
Para o ano lectivo 2025, o porta-voz avançou que o sector pretende requalificar 37 escolas primárias em básicas, o que significa que sairão das actuais 2076 para 2061.
Na ocasião, Carimo lançou um apelo aos pais e encarregados de educação no sentido de matricularem os seus educandos o mais cedo possível por forma a evitar constrangimentos.
“Levem os seus filhos as escolas mais próximas o mais cedo possível para poderem matricular, não deixem para os últimos momentos de matrícula, nós sabemos que vamos entrar para o período de ritos de iniciação que é mesmo em Dezembro, mas estamos a falar que dia 1 começam as matrículas, ou seja, pedimos aos pais e encarregados de educação para que o façam o mais cedo para não terem problemas de vaga, não terem problemas de irem para uma escola mais distante”. (Ângela da Fonseca)