Nampula (IKWELI) – O Arcebispo de Nampula e presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, Dom Inácio Saure, encontrou-se na manhã desta quarta-feira (26) com os delegados à IIIª Jornada Nacional da Juventude, (JNJ) marcada para os dias 3 a 7 de dezembro, na cidade de Maputo.
Faltando apenas cinco dias para a partida, Dom Inácio colocou-se à disposição dos delegados para os escutar, orientar e transmitir mensagens de encorajamento para o bom andamento da missão.
Durante o encontro, o prelado exortou os jovens a viverem em harmonia e a rezarem pelas provações que o país enfrenta nos últimos tempos, situações que, segundo ele, exigem vigilância e solidariedade entre todos.
A partir do lema da jornada: “A Esperança não Engana, porque o Amor de Deus foi derramado nos nossos corações”, Dom Inácio destacou que o amor é a verdadeira fonte de união entre as pessoas e deve ser o motor da participação dos jovens no evento.
O arcebispo reforçou ainda a importância da jornada como espaço de fé, encontro, formação espiritual e testemunho cristão, num momento em que o país precisa de sinais concretos de esperança.
Por fim, Dom Inácio, revelou que a missa de encerramento será presidida pelo Cardeal Piero Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, que virá ao país em representação do Papa Leão XIV.
“As orientações são essas, saírem como um grupo unido e trabalharem juntos, é claro que todos vão ficar hospedados na mesma casa, alguns vão ser acolhidos em famílias, outros em espaços comuns, mas onde quer que estejam, de facto deve haver comunhão e fraternidade para essa juventude que é a esperança. Até o último registo, tínhamos cerca de 58 delgados, o número reduziu porque alguns não conseguiram reunir o valor suficiente para a viagem.”
Numa altura em que a província de Nampula, sobretudo em Memba, vive momentos de turbulência movidos pelos ataques terroristas, Dom Inácio assegurou que a oração deve ser a única fonte para devolver paz a população. (Malito João)






