Pais e encarregados de educação manifestam-se defronte da IPOBEN

0
313

Nampula (IKWELI) – Cansados de não verem satisfeitas as suas reivindicações, pais e encarregados de educação de formandos do Instituto Politécnico Boa Esperança (IPOBEN), na cidade de Nampula, partiram para uma manifestação pacífica, na última sexta-feira (3), em frente ao edifício sede da instituição no centro do maior centro urbano do norte de Moçambique.

Uma das principais reivindicações, para além de assédio sexual e pagamento de mensalidades acima do período regular de formação, os pais e encarregados de educação querem ver suspensa a taxa obrigatória de 10.000,00mt (dez mil meticais) imposta para a aquisição do certificado de formação.

“Estamos aqui a exigir que removam, primeiramente, o director que orienta aos funcionários para barrarem a porta para que os pais e encarregados de educação não tenham acesso a entrada”, disse João bandeira, que representa os manifestantes.

Esta fonte disse ser ainda mais preocupante o facto de a instituição, por vezes, atender formandos por volta das 21h, sem justificação aparente, o que consubstancia manobras para assédio sexual, como também, “as crianças correm risco de sofrer agressões quando voltam para casa e não só ele mesmo acaba assediar as nossas meninas, então nós queremos, como pais, que haja remoção, porque o director está a criar danos morais aos pais”.

Por outro lado, esta fonte voltou a recordar que “o mesmo director usa camisetas do partido Frelimo, para se pôr como um poderoso, fazendo ameaças, também usa o pretexto da sua religião, quando pai vem pedir o certificado, diz que vai rezar, mesmo sabem que ele mesmo é que tem que assinar”.

Bandeira anota que, casos as reivindicações não sejam satisfeitas, em última instância vão recorrer aos órgãos de administração da justiça.

“Nós tentamos falar com a instituição e não está a atender as nossas inquietações”, disse, anotando que a mesma se mantem em copas.

Durante a manifestação, o Ikweli tentou, sem sucesso, ouvir a direcção do IPOBEN, mas o segurança não permitiu que acedêssemos as instalações. (Virgínia Emília)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui