Nampula (IKWELI) – Terroristas mataram quatro civis, sendo todos indivíduos do sexo masculino, e queimaram numa igreja cristã nas comunidades de Ocava e Mikula, posto administrativo distrito de Memba, província de Nampula.
O incidente foi reportado na manhã desta segunda-feira (17), através de vídeos postos a circular nas redes sociais.
Os vídeos relatam que os terroristas teriam invadido a comunidade de Ocava e Mikula, onde também subtraíram alguns bens alimentares e não alimentares.
O relator dos vídeos explica que as vítimas foram mortas por decapitação e balas. “Esses foram mortos na noite de ontem por terroristas, esse que foi tirado a cabeça foi consultado a sua religião e disse que é cristão, foi quando eles mataram e foram incendiar uma igreja e lançaram a cabeça dele dentro da mesma igreja, são coisas que nos preocupam, e o que está a acontecer aqui,” explicou com muita tristeza.
A nossa equipe de reportagem, contactou sem sucesso o administrador do distrito de Memba, João Cintura, por via de telemóvel, para falar sobre o assunto, mas não foi possível até a publicação desta reportagem.
Igualmente, contactamos o comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), através do chefe do departamento de relações públicas, Dércio Samuel, com vista a falar sobre o incidente, e este explicou que “tudo aquilo que tem a ver com a insurgência é com os militares, o Secretário de Estado [na província] ou os administradores, nós já não falamos sobre insurgentes.” (Virgínia Emília)





