Nampula (IKWLEI) – O governador de Nampula, Manuel Rodrigues, entende ser necessária a selecção dos verdadeiros talentos que irão representar a província no XV festival nacional dos jogos desportivos escolares que decorre de 6 a 17 de Maio do ano em curso, com vista a conquista de títulos.
A fase provincial de Nampula, dos jogos desportivos escolares, arrancou nesta segunda-feira (15) no Estádio 25 de Junho, envolvendo perto de 1400 atletas praticantes de oito modalidades, nomeadamente Futebol onze, atletismo, voleibol, jogos tradicionais, ginástica e xadrez, em representação dos 23 distritos da província.
Pretende-se, com as competições, seleccionar os atletas que vão representar Nampula no XV festival nacional dos jogos desportivos escolares previsto para seu arranque no próximo mês de Maio, em que a província mais populosa de Moçambique será anfitriã.
No último festival realizado na província de Manica, Nampula ocupou a quarta posição. Para a edição deste ano traçou-se, como uma das metas da província, conquistar o título nacional, actualmente pertencente à província de Manica. Para o efeito, Manuel Rodrigues, governador de Nampula, insta a boa selecção por parte dos técnicos que compõem os júris.
“Sabemos que a fase nacional dos jogos desportivos escolares que decorreu em Manica em 2019 ocupamos em quarto lugar. Queremos assim desafiar a todos vós atletas, os nossos técnicos a melhorarem esta posição para que desta feita, Maio, nós Nampula possamos conquistar o título nacional absoluto, porque aqui em Nampula temos a obrigação de honrar aquela força de mais de 6.5 milhões de habitantes que irão puxar por todos nós em diferentes campos de jogos escolares”, disse Manuel Rodrigues, governador de Nampula, no discurso de abertura daquele evento desportivo.
Por outro lado, o governador de Nampula recordou que as actividades escolares servem, também, para convidar a mais crianças para que adiram o movimento desportivo a nível da comunidade até nas escolares, para que possamos identificar talentos para a formação das selecções com vista a sua participação condigna em diferentes competições.
“Já agora, vamos na competição das nossas crianças na próxima XV edição dos jogos escolares a realizarem-se aqui na nossa província de Nampula entre os dias 6 a 17 de Maio de 2024. Pretendemos encontrar neste exercício que começa hoje os melhores de entre os melhores existentes na nossa província para nos representar na fase nacional, como anfitrião”, prosseguiu Manuel Rodrigues.
Por outro lado, entende Manuel Rodrigues, “esta fase provincial veio confirmar a nossa convicção de que com a prática do desporto promovemos a nossa saúde, mas ao mesmo tempo cimentamos a unidade nacional, para além de promovermos a Paz, a coesão, a união entre nós os moçambicanos. Igualmente, pretendemos transformar os jogos desportivos escolares uma autêntica estufa de plantas melhoradas para acomodar o viveiro do desporto provincial e nacional. Nampula é conhecido como viveiro do desporto nacional, nós alimentamos os clubes nacionais e internacionais. Por isso queremos convidar a esses nossos atletas que ao competirem, devem sempre estar carregados de emoção e responsabilidade porque sereis vós que irão alimentar o desporto nacional e internacional como sempre foi característico na nossa província de Nampula.
Os atletas, na sua maioria os que participam pela primeira vez naquele tipo de competição, garantem tudo fazer para merecerem confiança da província para a fase nacional.
Por outro lado, os directores dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia e os respectivos administradores, dizem estarem expectantes de que as suas delegações saberão dignificar o desporto praticado a nível distrital, para além de serem actores na promoção de paz e tolerância, durante as competições.
“Nós viemos para competir não para passear. Então, queremos levar recordações e essas recordações passam pelos resultados e a descoberta de novos talentos porque nós queremos fazer parte da fase nacional e alimentar aquilo que é a nossa província”, entende Rafael Tarcísio, administrador de Ribáuè.
Para administrador de Mogovolas, Emanuel Impissa, “o primeiro objectivo é competir, trocar experiência com esses jovens que estão há um ano a treinar, pese embora os adiamentos sucessivos durante este período, mas acreditamos que estamos muito bem preparados e a nossa aposta é contribuição para as selecções provinciais que vão a fase nacional, com pelo menos 18 atletas, em diferentes modalidades. Estamos seguros, estamos convictos e havemos de levar medalhas”.
“Nesta fase preparamos bem, nós viemos aqui para além de desenvolvermos o talento que nós temos viemos também garantir aquilo que é agenda nacional, a Unidade Nacional, mas também os troféus. Não viemos simplesmente para brincar, viemos aqui para troféus, fazermos amizades, trocarmos experiências e a garantirmos a agenda nacional, destacou Salvador Talapa, administrador de Rapale. (Constantino Henriques)