Nampula (IKWELI) – Alunos da cidade de Nampula, precisamente no posto urbano central, apresentaram ao autarca local, Luís Giquira, a sua preocupação com quanto a existência de buracos nas salas de aula e a falta de carteiras.
Giquira está em visita de trabalho àquela circunscrição da autarquia que dirige, sendo que na terça-feira (4) reuniu-se com os residentes da conhecida zona cimento.
No posto administrativo urbano central, Luís Giquira manteve um comício popular na famosa zona militar, uma unidade residencial localizada nas imediações da Academia Militar Marechal Samora Machel.
Antes de autorizar as intervenções das pessoas previamente registadas, Luís Giquira lançou questões para a população que acorreu ao comício, sobre as principais inquietações da banda. Muitos foram os adolescentes interessados em reportar os problemas, na expectativa de os ver resolvidos.
Das preocupações levantadas pelos “putos”, destacam-se a falta de carteiras nas escolas, bem como existência de buracos nas salas de aula, daí que pediram ao autarca para resolver o problema. Por outro lado, imploraram a melhoria de vias de acesso e abastecimento de água potável.
“Estamos a pedir para organizarem as nossas estradas aqui na banda”, disse o primeiro adolescente cuja identidade não foi possível apurar pois as intervenções eram feitas enquanto o próprio presidente posicionava seu microfone perante uma multidão que queria falar.
“Estamos a pedir para tirarem lixo que está nessas maninhas, trazerem depósitos aqui”, referiu uma menina da zona militar.
Já um outro adolescente disse “queremos carteiras nas nossas salas. A maioria dos alunos sentam no chão nas escolas, queremos carteiras nas salas”.
“Nas salas de aulas também tem covas, pedimos para taparem”, ouvia-se uma outra voz dos adolescentes da zona militar, posto administrativo urbano central, na cidade de Nampula.
Apresentadas as preocupações, Luís Giquira convidou a Ângela Benesse, vereadora do pelouro de educação, juventude e desporto para as devidas respostas.
Para a vereadora, “o Conselho Municipal já iniciou com a oferta de carteiras de tal maneira que já oferecemos a 7 escolas num número de 300 carteiras. A vossa vez está para breve, próximo ano vão ter carteiras, uma vez que o ano lectivo está para terminar. O que nós vamos fazer este ano é fazer um levantamento de todas aquelas carteiras que estão estragadas, nós sabemos que vocês tiveram carteiras, e essas carteiras que estão estragadas estão lá nas escolas, nós vamos recolher essas carteiras”.
“Nós sabemos que a nível das ZIP’s (Zona de Influência Pedagógica) da 7 de Abril, nos Limoeiros, a escola que está mesmo carente, tem problema sérios. Limoeiros não tem carteiras, eu sei. As outras escolas têm, mas Limoeiros está pior, de tal maneira que nós vamos começar a recolher as carteiras dos Limoeiros, mandar recondicionar e vamos vos devolver as carteiras e isso vamos fazer para todas as escolas dos duas ZIP’s”, referiu Ângela Benesse.
Reforçando a colocação da vereadora, Luís Giquira precisou que “vamos resolver o problema das carteiras, não é fácil, mas vamos resolver. Vamos nos unir para organizarmos, junto do governo do distrito, vamos buscar aquelas carteiras avariadas todas que estão nas escolas e vamos mandar reparar e vamos entregar carteiras novas. Queremos fazer isso para no próximo ano lectivo, não vamos fazer tudo, mas vamos minimizar, temos que entregar maior número de carteiras possível para as nossas crianças poderem sentar nessas carteiras”. (Constantino Henriques)






