Família Abdula lidera angariação de apoios que reabilitaram o centro de saúde de Macicate

Ilha de Moçambique (IKWELI) – A comunidade de Macicate, no distrito da Ilha de Moçambique, expele alegria desde a tarde desta quinta-feira (3), após receber o seu centro de saúde reabilitado e apetrechado, depois de ter ficado mais de um ano a funcionar em condições deploráveis devido aos estragos protagonizados pelo ciclone tropical Gombe.

É a família do cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato à governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, que liderou a angariação de apoios para a execução das obras, por isso foi convidada de honra na entrega àquela comunidade.

Uma das entidades que mais destacou-se no fornecimento de apoios é a comunidade Mahometana de Maputo, por isso teve de ser representada pelo respectivo presidente, Dr. Salim Omar, o qual apelou o uso racional da infra-estrutura, como também prometeu mais apoios no futuro para a província de Nampula.

“Estas infra-estruturas são preciosas, a vossa saúde depende desse posto”, recordou, anotando ser “muito importante que vocês cuidem desse posto como vocês cuidam das vossas casas. Cuidar do posto significa garantir a limpeza, cuidar dos utensílios, cumprir com as recomendações do médico e fazerem com que tudo isso se mantenha por muitos anos”.

E porque aquela unidade sanitária tinha sido destruída por um evento climático extremo, o presidente da Comunidade Mahometana de Maputo apelou o plantio de árvores, porque “a árvore é fundamental para a nossa respiração, a respiração das nossas crianças e para o próprio meio ambiente”.

Por seu turno, tio Salim, de pouca palavras, disse ser emocionante ver o resultado dos apoios mobilizados para aquela empreitada.

“Quando a dra. Carolina [directora dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social da Ilha de Moçambique] nos relatou a preocupante situação do centro de saúde de Macicate, prontamente compartilhamos essa realidade com os nossos amigos, refiro-me a dr. Salimo Omar, engenheiro Faznur e ao empresário Satar (que não está aqui presente por razões justificadas), com a graça de Deus, pessoas de boa-fé não hesitarão em disponibilizar suas contribuições, graças a esse apoio extraordinário conseguimos melhorias significativas nas condições deste centro de saúde”.

Por outro lado, esta fonte garantiu que “nós seremos firmes em apoiar as nossas comunidades, assim como fazemos aqui e em diversas outras ocasiões, sempre mobilizando recursos para melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

Em nome da comunidade de Macicate, a jovem Elina Rodrigues enalteceu o gesto da família Abdula, porque “esse centro de saúde ajuda muito a população de Macicate, como também os bairros circunvizinhos, por isso queremos estimar o esforço do tio Salimo”. (Malito João)

Hot this week

Gueta Chapo quer combater qualquer violência contra a mulher

Nampula (IKWELI) - A Primeira-Dama da República de Moçambique,...

Governador de Nampula insta Kenmare a apostar cada vez mais na responsabilidade social

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Mais de duas mil famílias foram afetadas por JUDE no Niassa

Nampula (IKWELI) – Mais de duas mil famílias foram...

População protesta contra suposta conspiração para espalhar cólera

Nampula (IKWELI) – Desde a última segunda-feira, a sede...

Topics

Gueta Chapo quer combater qualquer violência contra a mulher

Nampula (IKWELI) - A Primeira-Dama da República de Moçambique,...

Mais de duas mil famílias foram afetadas por JUDE no Niassa

Nampula (IKWELI) – Mais de duas mil famílias foram...

População protesta contra suposta conspiração para espalhar cólera

Nampula (IKWELI) – Desde a última segunda-feira, a sede...

Barragem de Mpanda Nkuwa: A incerteza à margem do rio Zambeze

Tete (IKWELI) – Ao longo do tronco principal do...

Ruas do Matadouro e de Namicopo vão a reabilitação

Nampula (IKWELI) – O vereador do pelouro de Obras...

Bispo de Gurúè implora a paz e fraternidade em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O Bispo da Diocese de Gúruè,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img