onapo (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato à governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, prometeu aos residentes de Murruto, no posto administrativo de Itoculo, distrito de Monapo, que no próximo ciclo de governação começa a electrificação rural em todas as localidades daquela província.
Igualmente, tio Salim prometeu a construção de vias de acesso, sobretudo para as zonas de produção, abertura de furos de água e criação de melhores condições de funcionamento dos serviços básicos de saúde e educação.
“Ficamos sabendo que Murruto é um centro de produção agrícola e vocês não têm como escoar por causa da degradação de alguma parte da estrada e fiquei sabendo que têm grandes problemas de processamento desses produtos alimentares”, reconheceu o político, que, também, prometeu a promoção do auto-emprego para os jovens locais, fortalecendo, inicialmente, as suas capacidades com formações de curto ciclo. “O nosso governo no próximo ciclo de governação vai dar continuidade do projeto de desenvolvimento da Frelimo, aqueles projecto que não conseguimos concluir por causa de algumas situações que aconteceram no nosso país, tivemos ciclones, COVID-19 que fez parar tudo, isso atrasou muito o desenvolvimento do país e temos a guerra de Cabo Delgado e essa guerra atrasou muito também o desenvolvimento”.
Tio Salim afiançou que o candidato presidencial do seu partido, Daniel Chapo, tem na manga o projecto de criação e expansão de um banco de desenvolvimento, virado totalmente para as comunidades rurais, a moda dos 7 milhões de meticais, fundo que era desembolsado durante a governação do presidente Armando Guebuza para a materialização do distrito como polo de desenvolvimento. (Malito João, em Monapo)