Os sonhos que morreram com Amurane

“Giquira até tenta imitar alguns passos, mas a interferência do seu partido não o permitirá alcançar o desejado” defende Gamito Dos Santos

Nampula (Ikweli)-Apesar dos anos que vão passando, o povo fiel e grato de Nampula não se esquece  daquele considerado um dos maiores líderes dos habitantes da capital provincial , Mahamudo Amurane.

Mahamudo Amurane foi o primeiro autarca na cidade de Nampula, capital provincial, a tomar o poder sendo de um partido da oposição e, para muitos é o homem que dirigiu com honestidade os destinos da autarquia, considerada terceiro mais importante centro urbano de Moçambique.

Na sua governação, o “mopoli”, como também era carinhosamente tratado, que em português significa salvador, Mahamudo Amurane evidenciou-se na criação de condições visando a melhoria da qualidade de vida da população local, desde saneamento de meio, acesso a água, abertura e melhoria de vias de acesso, aumento da frota de transportes públicos urbanos, para além de outras qualidades intrínsecas, como o combate cerrado a corrupção e o respeito da coisa pública.

Amurane ascendeu ao poder para conduzir os destinos dos nampulenses  na segunda volta das eleições autárquicas de 2013. Foram quatro anos de muita revolução na cidade de Nampula  o que despertou sobremaneira aos  munícipes de Nampula sobre a boa governação,  e lhe deu a fama do “mopoli”.

O povo de Nampula esteve sempre ao lado de Mahamudo Amurane, e a sua fama estendia-se para todo território nacional. Este facto pode não ter agradado alguns políticos moçambicanos e acabaram o assassinando, a tiros, naquela tarde trágica de 4 de Outubro de 2017, cortando assim a esperança de dias melhores para a população de Nampula.

Ninguém vai conseguir   concretizar o sonho de Amurane para Nampula

Mahamudo Amurane sonhava  transformar a  cidade de Nampula em referência nacional e internacional. Para o efeito, estavam em carteira vários projectos de desenvolvimento da urbe, desde a construção de viadutos para facilitar a mobilidade urbana, abertura de mais vias de acesso , aumento da frota de transportes públicos urbanos, disponibilização de mais água para os munícipes, ordenamento territorial, criação de bibliotecas municipais, entre outros, segundo contou Gamito dos Santos, ex-vereador de Mahamudo Amurane.

Para ele,  os projectos desenhados na era Amurane nem 10% foram implementados pelos edis que o sucederam.

“Com Mahamudo Amurane a cidade de Nampula podia virar Londres, poderia virar uma autentica Singapura. A questão de viadutos, o único viaduto é aquele que nós conhecemos pela primeira vez. Os munícipes não conheciam o que era,  foi Mahamudo Amurane que pela primeira vez trouxe esse pensamento, trouxe essa ideia de construir viaduto e ele tinha projetos de construção de cerca de 4 ou 5 viadutos o que, por algum momento, poderia facilitar a mobilidade urbana”, contou Gamito dos Santos.

“Ele tinha também o projeto de anel viário  que foi anunciado por várias vezes e que até hoje nem o mapeamento não se está conseguir dar seguimento. É um projecto que por algum momento iria descongestionar a cidade porque os camiões não passariam do centro da cidade”, continuou a fonte.

“ Nós sabemos que Nampula até o presente momento conta com  três avenidas   onde circulam os chapas. Amurane queria cortar a cidade ao meio e colocar algumas estradas alternativas no sentido de, por exemplo, de Namiteca a Namicopo podesse ter uma estrada cortando a cidade ao meio, mas neste preciso momento, Namicopo é um bairro isolado, Namiteca é um bairro isolado e não tem essa conectividade, então, era o sonho de Mahamudo Amurane. Amurane, tinha projecto de construir bibliotecas municipais nos postos administrativos, mas que até hoje não há isso, é um sonho que dormiu. Muitos projectos de Amurane até hoje não foram materializados”, lamentou .

“Na componente social, Amurane tinha em manga a construção de casas para alojamento de pessoas de terceira idade, hoje não temos casas para alojamento de pessoas de terceira idade geridas pelo município. Amurane também tinha o plano de construir estação de tratamento de água, para que as águas negras não fossem problema para a cidade de Nampula, assim como a água potável não fosse problema para a cidade de Nampula. A questão dos transportes urbanos, aniquilaram o projecto dos autocarros que transportavam os cidadãos para diferentes bairros da cidade de Nampula, então, eram eram muitos outros projectos que foram por água abaixo, assim como a valorização da mão-de-obra fracassou. No tempo de Amurane, havia valorização da mão-de-obra, eis a razão que tínhamos resultados satisfatórios, os funcionários eram valorizados e sentiam-se satisfeitos”

“Para a questão de corrupção, o Amurane foi alérgico a corrupção e eis a razão que foi eliminado porque ele não compactuava com esse tipo de práticas. Por isso neste preciso momento, nem 10% daquilo que foi o sonho do Amurane, foi realizado. A questão de jardim, estamos a falar de zonas verdes, Amurane tinha sonhos e sonhos na manga de construir jardins em todos os postos administrativos para que as crianças podessem brincar sem precisar necessariamente deslocar-se para o Jardim parque”, continuou contando o antigo vereador do pelouro de mercados e feiras.

Até porque Giquirito tenta imitar a governação de Amurane

Gamito dos Santos, ex-vereador de mercados na cidade de Nampula

Num outro desenvolvimento, Gamito dos Santos disse que os edis que sucedem a Mahamudo Amurane têm todas as condições para brilhar , uma vez que quase tudo está desenhado e  existe ao nível do município.

Aquele defensor dos Direitos Humanos,  entende ainda que a governação de Paulo Vahanle foi feita de maneira rudimentar pelo que não teve êxitos. Por outro lado, Dos Santos acredita que o actual edil, Luís Giquira é que tenta copiar a governação bem sucedida de Mahamudo Amurane, mas  pode não alcançar o sucesso devido as interferências internas no partido que lhe suporta.

Deu exemplo de transparência, através da divulgação da receita diária, pagamentos electrónicos, como uma das cópias de Giquirito, o que no entender do nosso entrevistado, é de louvar.

“Nesta governação o Giquira tenta imitar as coisas boas ele está a replicar, por isso eu posso elogiar ao Giquira. Neste preciso momento, está de parabéns, porque agora trouxe a questão da transparência. Nós estamos a ver que o município consegue, pelo menos, divulgar a receita diária que colecta, aquele era porjecto de Amurane, era transparência implementada pelo Presidente Mahamudo Amurane e hoje voltou a acontecer. A questão de pagamento electrónico é  porjecto de Mahamudo Amurane que já haviamos implementado. O Vahanle quando entrou começou por uma governação arcaica e culminou com o boicote dessas boas maneiras de convivência que o município já tinha”, concluiu a fonte. (Constantino Henrique)

Hot this week

Pelo menos 63 Naparamas rendem-se em Mutuali

Mutuali (IKWELI) - Um total de 63 Naparamas renderam...

Cidade de Nampula: Município dá garantias de intervenção na via da barragem para breve

Nampula (IKWELI) – Há anos que os utentes da...

Em meio a realização de AP’s: Professores de Murrupula exigem pagamento de horas extras de 2023

Nampula (IKWELI) – As Avaliações Provinciais iniciaram com um...

CNJ debate manutenção da paz e inclusão juvenil

Nampula (IKWELI) – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) promoveu na manhã da últimasexta-feira...

Parturientes dormem no chão no centro de Saúde 25 de Setembro em Nampula

Nampula (IKWELI) – Parturientes do Centro de Saúde 25...

Topics

Pelo menos 63 Naparamas rendem-se em Mutuali

Mutuali (IKWELI) - Um total de 63 Naparamas renderam...

CNJ debate manutenção da paz e inclusão juvenil

Nampula (IKWELI) – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) promoveu na manhã da últimasexta-feira...

Parturientes dormem no chão no centro de Saúde 25 de Setembro em Nampula

Nampula (IKWELI) – Parturientes do Centro de Saúde 25...

Capturado líder dos Naparamas em Mutuali

Nampula (IKWELI) - O que se chamaria de vitória...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img