Termina a aventura do mister Turito na terra dos matacas

0
475
  • O técnico é demitido a três pontos do segundo classificado do Moçambola

Nampula (IKWELI) – O Ferroviário de Lichinga, o único representante da província do Niassa no Moçambola na presente temporada futebolística, demitiu o mister Artur Macassar, ou simplesmente Turito, no comando técnico da colectividade, por alegadamente maus resultados desportivos.

O técnico abraçou as cores do Ferroviário de Lichinga no início da presente época desportiva, saindo do Ferroviário de Nacala, onde esteve por uma época e meia.

A decisão pela demissão do técnico e todos os seus auxiliares vem numa altura em que a equipa encontra-se em 5º lugar na tabela classificativa do Moçambola com um total de 13 pontos, em resultado de três vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. O mesmo número de pontos tem as equipas da Associação Desportiva de Vilankulos, Ferroviário de Nampula e Ferroviário de Maputo, as quais se encontram em 6º, 7º e 8º lugares, respectivamente. Acima do Ferroviário de Lichinga estão os colossos Associação Black Bulls com 22 pontos, União Desportiva de Songo com 16 pontos, Costa do Sol com 15 pontos e Ferroviário da Beira com 15 pontos.

A demissão surpreendeu aos demais desportistas nacionais, particularmente de Nampula, os quais consideram que a equipa esteve a fazer um bom campeonato, tendo em conta a situação em que se encontram outras colectividades na mesma competição. Nesse sentido, os desportistas ouvidos pelo Ikwelidizem acreditar que a saída de Turito no comando técnico do Ferroviário de Lichinga não tem motivações desportivas, mas outros âmbitos.

“Veja que neste momento Lichinga está na nona posição, com possibilidade de na próxima jornada vier a ocupar um lugar acima deste, porque o próprio segundo classificado que é a UDS, apenas tem 16 pontos, uma diferença de três pontos, sem falar do Costa do Sol e Ferroviário da Beira que contabilizam 15 pontos. Então, penso ser uma decisão precipitada da direcção do Ferroviário de Lichinga”, analisa o desportista Felisberto Dias.

“Essa decisão veio muito cedo demais e, pelo que vejo, pode ser motivada por outros factores que não sejam desportivos. Estamos a falar de um Moçambola muito complicado com muitas equipas grandes que, também, lutam para lugares cimeiros, agora, penso que a posição em que a equipa se encontra neste momento não justifica a demissão do treinador. A direcção agiu mal a proceder dessa forma. Não pode ser justificação o facto de existirem grupo de sócios que contestavam o trabalho da equipa técnica, algo esta por detrás da própria direcção. Até pode ser que querem empregar alguém mais próximo deles, já que o emprego em Moçambique está difícil”, considera Omar Abibo.

Para o Instrutor de árbitros e analista desportivo, José Eugénio Machava, o comportamento da direcção de Lichinga é negativo, justificando com o facto de a equipa encontrar-se numa posição que descreveu como sendo estável.

“Ele mostrou ser um bom treinador, montou uma boa equipa de tal forma que Lichinga quando joga fora mostra que tem objectivos e tem conseguido pontos, para além dos jogos realizados em casa. Neste momento a equipa está numa posição estável e o que a direcção devia fazer era manter a equipa técnica para os próximos jogos. Veja que estamos apenas na nona jornada e equipa está no meio da tabela, num campeonato em que, também, tem equipas que lutam para ficar lá no topo. Lichinga está numa posição de garantia de manutenção”, observou.

Segundo a profecia de Machava, o Ferroviário de Lichinga arrisca em ter próxima fase complexa, justificando que a nova equipa técnica a ser confiada sempre irá trabalhar com o medo. “Os treinadores vão aceitar ir para lá porque querem trabalho, mas estarão sempre com receio, eles não estarão a decidir com propriedade por medo de seguir o mesmo caminho da equipa anterior, e isso não é bom. Eu penso que Lichinga pode manter na sua posição ou descer cada vez mais, porque subir não acredito muito porque tem outros que também lutar para lá estar”, precisou a fonte. (Constantino Henriques)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui