Nampula (IKWELI) – A vila de Muecate, no interior da província de Nampula, viveu momentos conturbados na última quinta-feira (16), tudo porque a população, com fome, decidiu invadir um armazém local, onde o Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres (INGD) guarda mantimentos, e apoderar-se da comida que lá tinha.
Segundo sabe o Ikweli, a população enveredou por este comportamento justificando que o INGD estava demorando em distribuir a comida aos beneficiários, pois os técnicos da mesma ainda não tinham saído da cidade de Nampula porque a logística para eles (perdiem e outros) não tinham ainda sido criadas.
Para além dos produtos alimentares, no armazém, também, tinha insumos agrícolas, os quais eram destinados às vítimas de tempestade tropical severa JUDE que no início do corrente ano assolou a província de Nampula.
Para amainar os ânimos, a Polícia da República de Moçambique (PRM) foi accionada, mas a sua intervenção resultou em 1 óbito e 4 feridos.
E organizações de defesa de direitos humanos, como a Koshukuro, acusa as autoridades de terem usado força desproporcional. (Redação)