Nampula (IKWELI) – O porta-voz do partido Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO) em Nampula, Nelson Carvalho, anunciou na manhã desta quarta-feira (2), que caso haja corte no fornecimento energia eléctrica no decorrer do processo de votação ou mesmo na contagem dos votos no dia 9 de Outubro, poderá mobilizar jovens da sua formação política a usar lanterna para controlar o seu voto.
Carvalho, que falava em conferência de imprensa, disse não ter dúvida que no dia 9 de Outubro a qualquer momento poderá acontecer um apagão nocturno causada por corte eléctrica, daí que a necessidade de deixar o referido apelo.
“A lei é clara quando diz que não é proibido que o cidadão controle o seu voto. Votou, vai para casa, matabicha ou almoça e volta para na mesa de votação com sua lanterna, porque nós sabemos de que estes ímpios cidadãos que estão contra a paz e harmonia social no nosso país quando chega aquele momento de contagem de voto, nalgum momento, acabam desligando a corrente eléctrica, razão pela qual, apelamos a população para que esteja no local para controlar o seu voto”, fincou.
Prosseguindo, Nelson Carvalho apelou as forças vivas da sociedade para que vejam o processo eleitoral como um jogo amigável e democrático, com vista a assinalar a paz que todos almejam. “Queremos que o dia da eleição seja um dia tranquilo, um dia sereno, um dia de paz em que todos os partidos políticos devemos nos abraçar e nos alegrar por este tempo todo”.
O porta-voz da Renamo, em Nampula, aproveitou os nossos microfones para contestar uma alegada agressão e detenção ilegal de membros da sua formação política no círculo eleitoral de Mutivaze, no distrito de Rapale. (Malito João)