Namapa (IKWELI) – Os antigos administradores do distrito de Eráti, na província de Nampula, mostraram disponibilidade em cooperar com o recém-apresentado, chefe do executivo distrital, Januário André, no sentido de devolver a dignidade e promover o desenvolvimento daquela região.
A mobilização foi feita pelo governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, que, na última segunda-feira (11), reuniu os ex-dirigentes durante a cerimônia de apresentação pública, com o objetivo de reforçar o compromisso conjunto em prol do crescimento local.
Na ocasião, Eduardo Abdula orientou ao novo administrador a priorizar a escuta activa e a reforçar a proximidade com a população.
“Quero, igualmente, expressar, ao senhor Manuel Manussa, o profundo reconhecimento do Governo Provincial pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que constitui base sólida para o novo ciclo que iniciamos. Eráti é uma terra de grande potencial agrícola, turístico e industrial, dotada de recursos hídricos e minerais, habitada por uma população trabalhadora e resiliente. Porém, enfrenta desafios que exigem liderança firme, diálogo permanente e ação coordenada entre todas as forças vivas do território,” destacou.
O governador, também, lembrou que a missão do novo administrador passa por implementar, com rigor e transparência, o Programa Quinquenal do Governo (2025-2029) e o Plano Económico e Social, envolvendo comunidades, autoridades tradicionais, sociedade civil, sector privado e outros actores locais no processo de desenvolvimento.
Januário André, por sua vez, assumiu o compromisso de trabalhar com humildade e foco no bem-estar da população, que ainda enfrenta sérios problemas resultantes de ciclones como Chido e JUDE, bem como de manifestações violentas.
“Agradeço a confiança em mim depositada para assumir esta nobre missão em prol do bem-estar da nossa comunidade, recebo esta responsabilidade com humildade, responsabilidade e total compromisso com o serviço público, é uma grande honra contribuir para o desenvolvimento do nosso distrito, alinhado às políticas públicas do governo, à minha família e a todos, o meu muito obrigado,” afirmou Sitoe.
O administrador cessante, Manuel Manussa, agora transferido para o distrito de Larde, desejou sucesso ao sucessor e garantiu apoio sempre que necessário. “Desejo muita força para continuar os projetos que vínhamos executando, garantindo a vigilância e a integridade territorial, assim como o apoio social, económico e cultural, para que o novo administrador encontre energia e dê continuidade às iniciativas em curso,” disse.
Já em nome da população, Julita Gilberto afirmou que os munícipes esperam ação concreta e não “ladainhas”, pedindo que o novo dirigente saiba escutar para promover o bem comum e reduzir a insegurança no distrito.
“Repudiamos o comportamento desviante dos jovens que causaram destruições, pois isso atrasa o desenvolvimento e compromete os esforços do governo, dos parceiros e de outras entidades privadas que querem contribuir para o progresso do distrito”, concluiu. (Malito João)