Nampula (IKWELI) – Decorreu nesta quinta-feira (24), na cidade de Nampula, a Conferência Regional Norte “MozExport”, que tinha como um dos propósitos, a divulgação dos protocolos da Zona de Comércio Livre Continental Africana, abreviadamente (ZCLCA).
O evento, promovido pelo Ministério da Economia, tinha, igualmente, como agenda munir os intervenientes do sector de exportação com conhecimentos, bem como apropriação de instrumentos legalmente aceites no Acordo da Zona do Comércio Livre Continental Africana.
No discurso de abertura, António Grispos, Secretário de Estado do Comércio, destacou o papel da região norte de Moçambique na economia nacional, através de exportação dos produtos, particularmente de origem agrícola.
No ano passado, por exemplo, em conformidade com António Grispos, a região norte de Moçambique contribuiu com 53% do volume das exportações do país, o equivalente a mais de USD4.000.000,00 (quatro milhões de dólares norte americanos).
“Continuamos a registar um crescimento consistente das exportações dos produtos agrários na ordem de 13%, com um peso de 12% de total das exportações, apresentando um nível de diversificação em novos, com pouca expressão na inclusão empresarial, na medida em que as MPME’s (Média, Pequenas e Micro Empresas) contribuíram com cerca de 19% do total das exportações em 2024”, referiu o Secretário de Estado do Comércio.
António Grispos, assinalou que, para a dinamização da economia nacional, torna-se imprescindível a exploração, ao máximo, do Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana, um mercado constituído por 54 países e com consumidores estimados em mais de 1.4 bilhões.
“Os dados de 2024 revelaram que as nossas exportações totais, com África, foram de cerca de 1.592 milhões de dólares americanos, continuando o comércio concentrado na África Austral, onde Moçambique tem acesso preferencial através da Zona de Comércio Livre da SADC”, disse Grispos, para quem “a balança comercial de Moçambique com África, nos últimos cinco anos, registou um crescimento em 66% com valor total de exportação de 7.100 milhões de dólares”, referiu a fonte.
Dos temas abordados na conferência, destacam-se o Comércio de Serviços, Comércio Digital, Mulher e Jovem no Comércio com uma abordagem, também, sobre o Regime Simplificado do Comércio com Malawi e apresentação do guia de como exportar para ZCLCA. (Constantino Henriques)