A nova onda de manifestações, batizada de 4×4, que foi convocada esta quarta-feira (4) por Venâncio Mondlane, também foi aderida e caracterizada por actos violentos na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, e, resultou em mortes e feridos entre ligeiros e graves.
De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem, o período da tarde foi o mais violento, com os manifestantes a queimarem pneus ao longo das avenidas, sobretudo a 25 de setembro, enquanto outros atacavam as sedes do partido Frelimo nos bairros.
Na sequência, informações de fontes locais indicam que três pessoas atingidas pelos agentes da PRM durante os protestos perderam a vida, e outras ainda se encontram hospitalizadas no hospital provincial, algumas em estado grave.
Além disso, as sedes do partido Frelimo foram vandalizadas concretamente as dos bairros Cariacó e Natite, nos arredores da cidade. Durante a quarta-feira, muitos serviços, como o comércio formal e informal, assim como o serviço de chapa-cem, foram paralisados.
Testemunhas disseram ao “Ikweli” que, alegadamente em sua reação, a PRM foi mais brutal, fazendo uso abusivo de gás lacrimogêneo e balas reais, embora os militares, que também foram às ruas para conter os manifestantes, tenham tido momentos de diálogo para sensibilizar os manifestantes a não praticarem actos de violência. (Redação)