Nampula (IKWELI) – Vandalizado na fase turbo V8 de manifestações, alegadamente de protesto de resultados eleitorais, o centro de saúde de Namicopo voltou a funcionar nesta sexta-feira (11), dia mundial da população, após reabilitação advogada pelo governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula.
A população do mais populoso bairro do país que, recorrentemente, pediu a reentrada em funcionamento da sua unidade sanitária, demonstrando arrependimento pelos actos de vandalização, tinham a face mais feliz possível.
“Graças a Deus, já temos o nosso hospital de volta. As nossas crianças já não vão sofrer,” disse Miamuna Pedro, residente de Namicopo, que recorda que “quando o nosso hospital estava ainda encerrado, não era fácil sermos atendidos em outras unidades sanitárias”.
“Sofri muito. Eu sou seripositivo e tinha dificuldades em ter medicamentos em outras unidades sanitárias, complicavam muito,” disse D. Pedrito, jovem residente em Namicopo.
Cânticos e danças de agradecimentos caracterizaram a entrega da unidade sanitária, cujas obras foram financiadas pelo conselho autárquico da cidade de Nampula.
Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula, foi recebido espetacularmente na sua chegada para entregar a unidade sanitária e declarar pronta para funcionamento e atendimento humanizado. (Redação)