Nampula (IKWELI) – O director provincial da Educação em Nampula, William Tunzine, defende a necessidade da continuidade da ministração das aulas, apesar dos estragos provocados pela tempestade tropical JUDE nas infraestruturas do sector.
Na última sexta-feira (14), Tunzine foi ao distrito de Mogovolas para monitorar a situação do sector que dirige naquela circunscrição, onde anotou ser indispensável o cumprimento do calendário escolar, como também a garantia da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
O JUDE afectou 69.238 alunos, assistidos por 888 professores, em 17 distritos da província de Nampula, num total de 167 escolas, onde 607 salas de aula ficaram danificadas.
Em 8 desses distritos, segundo Tunzine, algumas escolas foram adaptadas para servir de abrigos temporários para famílias desabrigadas.
No distrito de Mogovolas, o diretor visitou a Escola Básica de Mecutamala, onde distribuiu kits escolares e materiais didáticos para garantir que os alunos afectados pela tempestade possam continuar com o processo de ensino e aprendizagem.
Atendendo a agressividade dos eventos decorrentes das mudanças climáticas, Tunzine incentivou o plantio de árvores, quer de fruta, assim como de sombra.
Aliás, esta fonte disse que esse processo de plantio de árvores é orientação do governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, que insta que cada escola disponha de um pomar. (Redação)