Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, desmantelou no dia 12 de Março corrente, uma boca de fumo numa residência no bairro de Carrupeia e deteve, em conexão, 4 indivíduos com idades que variam entre os 27 e os 40 anos, indiciados no consumo e tráfico suruma.
A informação foi partilha na manhã desta segunda-feira (17), numa conferência de imprensa, pela porta-voz da PRM, em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, que explicou que os indiciados, ora detidos, uns são acusados de vender e outros de consumo da mesma.
Segundo a porta-voz da PRM, neste momento está a ser feito um trabalho operativo, no sentido de desmantelar outras bocas de fumo, alegadamente por ainda haver suspeitas de existências de um grupo de indivíduos que se dedicam a prática deste tipo crime ao nível de província de Nampula.
Os detidos são confessos. O cidadão de 40 anos de idade, acusado de vender a droga na sua residência, naquela circunscrição, confessou estar a comercializar há 1 ano, alegadamente para ajuda-lo a colmatar despesas domésticas.
“Estava em casa, foi quando esse jovem chegou para comprar a droga no valor de 20,00Mt (vinte meticais), então quando foi interpelado pela polícia veio com eles, arrombaram a minha porta numa altura em outros dois estavam a consumir, entraram e encontraram a droga”.
O mesmo disse, ainda, que “sempre levantava no valor de 300,00Mt (trezentos meticais) no bairro de Carrupeia e conseguia ganhar como lucro 500,00Mt (quinhentos meticais). Assim, tenho 5 filhos, mas o que me fez eu estar a vender a droga é porque primeiro fumava e capinava, então me ajudava a ter muita força”.
Por outro lado, um dos três consumidores, de 27 anos de idade, explicou que foi detido durante uma patrulha dos agentes da PRM. (Virgínia Emília)