Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, disse que a província espera ter mais de 300 participantes na I Conferência Internacional de Nutrição e Agronegócio (CINA) que arranca nesta quinta-feira (10), cuja duração será de dois dias.
Em colectiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (9), o governante assegurou que outros participantes, incluindo oradores, virão de fora do país.
Quanto a Feira Económica de Nampula (FENA), Abdula disse que mais de 700 expositores estarão a mostrar os seus produtos em 3 dias, entre 11 e 13 do corrente mês.
“Vamos ter fóruns temáticos e específicos dedicados às cooperativas, para incentivar a comunicação sobre o cooperativismo na província. Os 23 distritos da província estarão representados, trazendo a sua produção local, especialmente aquela com potencial exportável. A expectativa superou largamente o que prevíamos, e por isso estamos a montar estandes adicionais fora do recinto principal, que já está cheio,” explicou.
Segundo o dirigente, “queremos mostrar ao país e ao mundo que Nampula tem potencial para caminhar com as suas próprias pernas, temos máquinas agrícolas, produção de ferro e o sector de panificação forte, que apresentará o processo completo do pão, desde a farinha até ao consumo. Tudo isso será mostrado por empresas locais, com apoio de algumas parceiras portuguesas,” disse Abdula.
O governador concluiu sublinhando que a prioridade será dada à indústria local. (Malito João)