Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, desmantelou semana finda, mais uma boca de fumo no bairro de Muatala, nos arredores da capital provincial, e recolheu para as suas celas 10 indivíduos com idades que variam entre 20 a 35 anos, na posse de 66 pacotes de droga, vulgo soruma, incluindo um valor de 18.000,00Mt (dezoito mil meticais).
A porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, explicou que a detenção foi possível graças a um trabalho operativo de patrulha, que resultou na descoberta destes, aglomerados numa residência a consumir a droga.
“No âmbito do desmantelamento das bocas de fumo que existem ao nível da província de Nampula, estão detidos 10 indivíduos no bairro de Muatala, estes têm se dedicado a venda e consumo de droga, e foram encontrados a praticar este acto. Na detenção, o dono da residência onde os mesmos têm se reunido para consumir e vender droga foi detido, assim como um cidadão que se faz passar por agente de moeda electrónica.”
De acordo Chaúque, ainda na semana passada duas outras bocas de fumo foram desmanteladas nos bairros de Namicopo e Carrupeia.
Um dos detidos, em conluio, confessou ao Ikweli ser consumidor e vendedor de estupefacientes.
“Eu vendo heroína, alguns clientes me ligaram, como eles me conheciam, e a gente se encontrava depois vendia, sim é verdade que sou agente de E-mola e M-pesa, mas fazia essa actividade enquanto vendia drogas, um estrangeiro nigeriano me dava, para conseguir pagar a minha dívida de 75.000,00Mt (setenta e cinco mil meticais), e só consegui pagar 40.000,00Mt (quarenta mil meticais). Tinha feito essa dívida porque queria pagar [comprar] um terreno para mim,” contou o indiciado.
Outro indiciado nega as acusações que pesam sobre ele, alegando que “a polícia está a mentir, esses não encontraram nada, nem essa soruma, mas mesmo assim me levaram para aqui, enquanto quem vendia é esse jovem e não me conhecem, nem vizinhos somos,” declarou. (Virgínia Emília)