Nampula (IKWELI) – Um indivíduo de 32 anos de idade residente na zona de Marrere, nos arredores da cidade de Nampula, foi recolhido as celas da 1ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) e apresentado publicamente na manhã desta terça-feira (10), acusado de manter trato sexual com uma menor de 7 anos de idade.
Na mesma ocasião, a PRM apresentou um indivíduo de 26 anos de idade, residente na zona de Mutava-Rex, também indiciado de manter relações sexuais com uma menor de 10 anos de idade.
De acordo com a porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, o primeiro caso deu-se na área da 8ª Esquadra. “O cidadão indiciado por outros tratos com menor por sinal padrasto da menor, teria a violentado sexualmente e a polícia tomado conhecimento tomou algumas diligências onde foi possível a detenção do mesmo.”
Chaúque disse, ainda, que “na área da 5ª Esquadra, um cidadão foi detido por violar sexualmente uma menor de 10 anos de idade, ambos encontram-se neste momento sob custódia policial aguardando os passos subsequentes para sua responsabilização. Queremos reforçar o apelo aos pais e encarregados de educação de menores de idade, para que se mantenham vigilantes a situações desta natureza para que não tenham registo de casos de violação nas famílias e queremos também pedir para que sempre que tiverem registo casos desta natureza aproximem uma subunidade próxima e denuncie este acto criminal.”
O pai que violou sexualmente a sua própria filha, por sinal pedreiro, nega as acusações e aponta como sendo uma estratégia de ciúme por parte da sua esposa para destruir a sua vida.
O outro indiciado disse que é uma perseguição, por entender que no mesmo dia estava embriagado junto com o pai da vítima de 10 anos. (Virgínia Emília)