Nampula (IKWELI) – A Inpecção Nacional de Atividades Económicas (INAE), em Nampula, está a impedir os agentes económicos de venderem objectos pirotécnicos que, tradicionalmente, marcam a transição de ano, no caso, da virada de 2024-2025, devido à onda de manifestações violentas que o país enfrenta.
Segundo o delegado do INAE em Nampula, Silvério Alexandre, a medida visa salvaguardar a ordem e segurança públicas, em meio às manifestações violentas que ocorrem por quase todo o país.
A fonte apela a medidas coercitivas contra os agentes económicos que, porventura, desrespeitem a ordem.
“Estamos sensibilizando os agentes económicos envolvidos na venda de objectos pirotécnicos, devido ao período em que nos encontramos. Felizmente, até o momento, ninguém desobedeceu à orientação, pois trabalhamos com denúncias e temos medidas administrativas, como multas e apreensão de produtos”, disse.
Alexandre acrescentou que o trabalho decorre com o conselho municipal de Nampula. “Estamos trabalhando em coordenação com o Conselho Municipal e com a polícia camarária para o controle e, sobretudo, para informar sobre a proibição do uso de objectos pirotécnicos”.(Nelsa Momade)