Nampula (IKWELI) – O apuramento preliminar de votos no município da cidade de Nampula foi interrompido, pela segunda vez, quando eram pouco depois das 21h30, por conta de elementos da Renamo no evento desconfiarem da manifestação do sistema.
O Ikweli sabe que logo depois do intervalo, o sistema passou a ter manifestações operativas que não agradavam aos membros da Renamo.
Aliás, no último processamento, em cerca de 15 editais processados resultou que os votos eram cerca de 10 mil, o que para a Renamo é impossível ao avaliar pelo absentismo de cerca de 50%, neste processo.
Como solução, a Renamo e outros partidos da oposição decidiram abandonar o processamento, sugerindo a invalidação do lançamento e recomeçar com o processo com o sistema devidamente verificado.
Outra alegação da Renamo tem a ver com a desconfiança com o software em uso, alegando ter pouco domínio, mas uma fonte assegurou ao Ikweli que quadros da perdiz na CNE tem domínio do mesmo.
Até esta segunda interrupção, tinham já sido processadas 310 mesas (70,29%), das 441 que funcionaram nesta autarquia, sendo que a Frelimo, com 55.458 votos detinha 47,33%, a Renamo, com 52.926 votos detinha 45,17% e o MDM tinha 5.011 votos o equivalente a 4,36%.
Entretanto, até a meia noite não havia sinal de anúncio dos resultados. Os elementos da Renamo e de outros partidos da oposição abandonaram a CDE de Nampula pouco depois das 22h30. (Constantino Henriques)