Nampula (IKWELI) – O presidente do partido Ecologista Movimento da Terra, João Massango, exigiu durante uma transmissão em directo na sua página do Youtube, a demissão imediata do ministro do Interior, bem como do Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), por entender que os jovens, crianças e adultos que tombaram nas manifestações em curso é devido a má actuação dos agentes da corporação sob autorização de Pascoal Ronda e Bernardino Rafael.
Para Massango, a única forma de acabar com os problemas que assolam o país, incluindo as manifestações que têm gerado violência e vandalização de infraestruturas públicas e privadas, é a demissão do ministro do interior e do comandante-geral da PRM.
Este político usou a ocasião para pedir que, além da demissão dos chefes das pastas da corporação, se anule o processo que vigora contra Venâncio Mondlane. “Peço a anulação do processo criminal feito para Venâncio Mondlane, e a demissão do ministro do Interior e do Comandante-geral da PRM, porque esses dois são a causa principal dos problemas que estão a acontecer no nosso país. Se continuarmos com esses dois na governação, ainda vamos continuar a assistir isso que está a acontecer no nosso país”.
Esta fonte foi mais longe ao afirmar que tanto o ministro, assim como o Comandante-geral, não são boas pessoas para governar Moçambique, “porque quanto mais atiram para os nossos cidadãos gerando mortes e feridos, geram mais problemas”.
Na ocasião, o político aproveitou para apelar a presidente do Conselho Constitucional a se distanciar das fraudes eleitorais. (Virgínia Emília)