Nampula (IKWELI) – O sector de saúde de Nampula registou mais quatro óbitos no distrito de Mogovolas, somados aos anteriores 7, o que perfaz um cumulativo de 11 pessoas, que perderam a vida devido ao surto de cólera que eclodiu naquela parcela do país.
Em conferência de Imprensa havida na passada terça-feira (10), o chefe do Departamento de Saúde Pública, Geraldino Avalinho, fez saber que devido a onda de desinformação, o CTC [Centro de Tratamento de Cólera e Doenças Diarreicas] foi vandalizado por populares, tendo sido nessa altura em que os 4 pacientes perderam a vida, outros 13 levados pelos familiares e vários materiais usados para tratamento da doença, como baldes, algumas tendas, camas, assim como a própria vedação foram reduzidos a cinza.
“Os quatro óbitos foram intra-hospitalares, mas neste momento, as mortes estão a acontecer na comunidade, porque a população continua a pensar que o sector de saúde está a propagar esta doença nas comunidades”, explica o Dr. Avalinho, o qual afirma que o sector conta com 10 mil frascos de certeza para purificar água para posterior consumo, entretanto, a distribuição do mesmo não pode ser feita devido a instabilidade relacionada a desinformação sobre a doença que se instalou naquele distrito.
Por forma a reverter o cenário, foram empreendidos esforços, através de conversações com os líderes comunitários, religiosos, entre outros actores influentes na comunidade, para ultrapassar-se a situação, mas redundaram em fracasso.
“Já assistimos uma onda de perseguição e violência que foi perpetrada para pessoas que estão a trabalhar na resposta ao surto na comunidade, digo na implementação de todas medidas que devem ser tomadas para cortar a cadeia de transmissão na comunidade. Neste momento, temos cerca de 10 mil fracos de certeza para oferecer, mas infelizmente não estamos a conseguir, eles não querem que nenhum activista vá a comunidade, eles estão lá em prontidão para atacá-los”, elaborou ainda mais este interlocutor.
A fonte disse ainda que nas últimas 24 horas, O Centro de Tratamento de Cólera (CTC) registou mais 10 casos e desse número 5 foram internados, sendo que ao todo, o distrito conta com cerca de 257 casos desde a eclosão da doença.
A fonte esclareceu que, neste momento, o centro conta com 10 pacientes internados, pois juntaram-se aos outros 5 que já estavam naquele local a receber cuidados médicos, sendo que os restantes encontram-se a fazer tratamento ambulatório.
Entretanto, apesar do CTC notificar em média diária 5 a 7 casos de pacientes que dão entrada por cólera, e tratar-se de um surto controlável, continua instalado o “braço de ferro” entre populares e os profissionais de saúde, pois os residentes mostram-se renitentes devido a onda de desinformação.
Uma das problemáticas que contribui para o aumento e propagação de mais casos da doença naquela região é o consumo impróprio de água, devido a sua escassez. Ora, das 37 amostras colhidas pelo sector de saúde para avaliação, 17 mostraram-se impróprias para o consumo humano.
Entretanto, o director da Administração Regional das Águas do Norte, Carlitos Omar, limitou-se a afirmar que o sector está a trabalhar por forma a ultrapassar a falta de abastecimento de água no distrito de Mogovolas.
Enquanto isso, o sector de saúde apela colaboração dos actores chaves com vista a mudar o cenário de desinformação e salvar vidas, usando como lema o slogan do Ministério da saúde que diz “O nosso maior valor é a vida”. (Ângela da Fonseca)