Comboio de carga geral incendiado por manifestantes na cidade de Nampula

0
243

Nampula (IKWELI) – O último dia da codificada fase 4×4 da manifestação convocada e controlada pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane não foi nada pacífico em Nampula. Um comboio de carga teve parte das suas carruagens destruídas.

O facto aconteceu na cidade de Nampula, na zona do mercado do Waresta, e, na sequência, a polícia assassinou uma pessoa, alegando que queria controlar a situação.

O comboio seguia para o vizinho país Malawi e, ainda, não conseguimos apurar que tipo de carga transportava.

“O comboio com destino ao Malawi foi assaltado e os manifestantes incendiaram-no, e o maquinista fugiu”, começou por contar uma fonte da empresa Nacala Logistics.

Mais adiante, a mesma fonte relatou que “no distrito de Malema, bem como em Namialo, os manifestantes também impediram que os comboios seguissem viagem. De acordo com o que sabemos, o comboio da cidade de Nampula está na oficina porque sofreu danos na parte do compressor e no tanque”.

No entanto, Ramos Paulo, uma testemunha no mercado de Waresta, contou que a situação começou após agentes da PRM [Polícia da República de Moçambique] terem baleado um manifestante que obstruía a via pública. “Quando começou, parecia algo normal, mas depois tomou um rumo alarmante. Um dos meus vizinhos perdeu a vida em consequência dos tiros disparados pelos agentes da polícia no local”, afirmou.

 

“Os manifestantes começaram a incendiar pneus na estrada e, em seguida, quando o comboio começou a passar, eles colocaram barricadas e a confusão iniciou-se. A polícia chegou na tentativa de manter a ordem e a tranquilidade públicas, enquanto o maquinista, ao perceber que a população havia bloqueado a linha ferroviária, tentou voltar até a antiga resta”, mas, mesmo assim, uma parte do comboio foi queimada, acrescentou a mesma testemunha. (Malito João)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui