Pemba (IKWELI) – Segundo um relatório elaborado por uma alta patente do Comando Distrital de Nangade, na posse do Ikweli, foi abatido, na madrugada de 11 de Dezembro, o braço direito do líder do grupo terrorista que, nos últimos dias, tem aterrorizado o distrito de Nangade, no norte de Cabo Delgado.
Trata-se de um indivíduo identificado apenas por Guilherme, parceiro-chave do líder terrorista em Nangade, conhecido por Óscar. Guilherme foi morto na aldeia de Ngangolo, onde ele e seus companheiros planeavam realizar mais um ataque.
O abate de Guilherme ocorreu durante uma operação desenvolvida pelas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), pela Polícia da República de Moçambique (PRM), forças locais e tanzanianas. Estas forças haviam sido alertadas na segunda-feira sobre a presença e movimento de terroristas em várias aldeias.
Com a morte do terrorista (Guilherme), as forças conjuntas recuperaram diversos materiais de guerra usados tanto por ele quanto por seus companheiros, que conseguiram escapar.
Entre os itens recuperados, destaca-se uma arma AK-47, três carregadores com 83 munições e uma faca, além de outros bens. (Redacção)