Maputo (IKWELI) – O governo aposta na Central de Aquisições do Estado para reforçar a transparência na contratação pública, reduzir oportunidades de corrupção e melhorar a gestão dos recursos financeiros.
A medida foi anunciada por Inocêncio Impissa, porta-voz do Executivo e ministro da Administração Pública e Função Pública, no final da 30.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, realizada nesta terça-feira.
Segundo Impissa, a plataforma permitirá divulgar os concursos numa página única, garantindo igualdade de acesso às oportunidades e facilitando o acompanhamento dos procedimentos pelos fornecedores.
O governante explicou que a medida deverá ajudar a identificar irregularidades, incluindo favorecimento e participação de empresas sem experiência adequada.
A centralização permitirá ainda realizar compras em escala, reforçar a capacidade negocial do Estado e obter preços mais competitivos, contribuindo para a racionalização da despesa pública e o reforço da fiscalização dos contratos. (Antónia Mazive)

