
Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira, denuncia com preocupação que a recolha recorrente de areia para fins de construção civil colocou em colapso a ponte sobre o rio Nicutha, localizada no bairro de Napipine.
A denúncia foi feita na manhã desta quinta-feira (19), durante uma visita àquele posto administrativo no âmbito de trabalho de monitoria das famílias em situações de vulnerabilidade na presente época chuvosa.
“Viemos ver a condição da ponte sobre o rio e percebemos que há um perigo iminente, temos conhecimento que uma parte da população extrai areia junto as margens do rio Nicutha, esta prática tem prejudicado os esforços empreendidos pelo município da cidade de Nampula e queremos persuadir para abandono da actividade”, disse.
Luís Giquira garantiu que, através da polícia municipal e de fiscalização, vai activar a fiscalização permanente no rio Nicutha para responsabilizar os indivíduos envolvidos na prática de extração de areia. “Também vamos instruir as nossas equipas para num breve espaço de tempo reunir com as empresas que operam próximo do rio e para em conjunto trabalhar em busca de soluções para a requalificação da ponte e melhoria da via de acessos”.
Por outro lado, o presidente do município de Nampula assume a existência de vários danos causados pelas chuvas cujo impacto está avaliado em 15 milhões de meticais. “Neste momento o mais importante é ter as travessias em condições e enquanto buscamos estudos para resolver outros problemas.”
Já na conferência de imprensa, o edil de Nampula afirmou que as empresas industriais que utilizam camiões com alto carregamento estão a precipitar a degradação da via de acesso que parte da Escola Primária da Barragem até à barragem de Nampula. (Nelsa Momade)

