Nampula (IKWELI) – Um acidente de viação registou-se na tarde da última terça-feira (6) na unidade comunal Marien Ngouabi, zona mais conhecida por Campo dos Macondes, no mítico bairro de Namutequeliua, na cidade de Nampula, envolvendo um transportador de semi-colectivo de passeiros da rota Muhala/Expansão, via Matadouro.
Na origem do acidente de viação está a péssima condição da via que liga a avenida Eduardo Mondlane, concretamente no terminal de chapa-100 e a avenida do Trabalho.
Segundo apurou o Ikweli, tudo começou quando a viatura envolvida no acidente saía no sentido terminal à Campo dos Macondes, mas ao chegar no ponto intermédio, mesmo depois da ponte sobre o rio Mutomote, o semi-colectivo despistou e capotou, provocando pânico entre os passageiros e a população circunvizinha, porém não houve vítimas mortais, no local do sinistro.
Trata-se de uma estrada em avançado estado de destruição devido a erosão que até ameaça cortar a rodovia, caso não sejam tomadas medidas urgentes, por quem de direito. A degradação da via em causa é de longa data, sendo que nos dias que correm a situação ganhou contornos alarmantes.
Nos últimos dias do mandato de Paulo Vahanle, um trabalho foi levado a cabo na mesma via, o qual consistiu na reposição de solos, mas revelou-se inconsistente.
Com o registo das primeiras chuvas da presente época, segundo o Ikweli apurou, Luís Giquira, presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula, visitou a mesma rodovia, no âmbito de monitoria das condições de transitabilidade na urbe. Na ocasião, o autarca teria deixado mensagem de esperança aos utentes da mesma via de acesso.
Os munícipes utentes daquela via reiteram o apelo ao governo municipal no sentido de mobilizar recursos para a melhoria da transitabilidade na estrada que dá acesso ao histórico Campo dos Macondes.
“Eu estava ali e vi este carro a passar, de repente vimos este carro a virar. Tinham muitas pessoas ali dentro, dai começamos a retirar essas pessoas pela janela. Felizmente não aconteceu algo pior, ninguém morreu, ninguém sofreu lá tanto”, testemunhou Sumaila Cebola.
“Assunto de estrada estamos a sofrer bastante. Se nós votamos o presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula, queremos saber aqui no Campo dos Macondes, porque isso é uma injustiça que ele está a trazer para nós. Hoje ninguém sofreu, mas amanhã vamos ter danos que não vamos conseguir perceber”, disse.
“Eu estou a pedir ao presidente do Conselho Municipal, papá Giquira para resolver esta situação. Hoje tivemos este acidente, mas ninguém morreu, graças a Deus, mas estes são sinais que Deus está a nos dar que um dia podemos ter algo pior que este. Por isso estamos a pedir para que nos dê estrada aqui no Campo dos Macondes”, precisou Inácio Rodrigues.
“Esta estrada não está boa, sempre que cai chuva a terra é comida. Então, estamos a pedir ao Conselho Municipal para vir nos ajudar com esta nossa estrada, pelo menos trazer entulho aqui para pelo menos levantar a estrada, senão amanhã pode acontecer algo pior”, posicionou-se Amisse Jamal, um outro morador do Campo dos Macondes. (Constantino Henriques)





