Governador de Nampula insta INAE provincial a ser mais educativa e menos punitiva

0
343

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, desafiou na tarde desta segunda-feira (5) a nova delegada do Inspeção Nacional de Actividades Económicas (INAE) a pautar por uma actuação responsável, educativa e proactiva, evitando o excesso de zelo que possa afugentar os empresários por via de multas e intervenções oportunistas.

Segundo o governante, o sonho de transformar Nampula na capital económica do país só será possível com uma inspeção equilibrada, que fiscalize sem prejudicar o tecido empresarial. 

Abdula defende que as acções da INAE devem priorizar a educação dos agentes económicos, concedendo prazos razoáveis para a correção de irregularidades, excepto em casos de crimes graves.

“És uma pessoa de confiança e, pela tua integridade, eu confio. O nosso modelo de actuação em Nampula é baseado na educação. Devemos fazer inspecções educativas, identificar infracções, orientar os empresários e dar prazos de 30 ou 90 dias para a correcção, salvo em situações de crimes grosseiros”, afirmou o governador.

Eduardo Abdula reconheceu, ainda, que, no passado, houve práticas que pressionaram excessivamente os empresários, contribuindo para o encerramento de alguns negócios. 

“Temos muitos choros do sector empresarial. Os empresários já enfrentaram ciclones, chuvas e várias dificuldades, e quando chegam as inspecções acabam sobrecarregados, o que empurra muitos à falência”, lamentou.

Por sua vez, Jamila Gafur, nova delegada da INAE em Nampula, que provém da área da justiça, garantiu empenho e compromisso no novo desafio. “Vou fazer aquilo que é o meu trabalho e cumprir as recomendações do ministro da Economia e da Inspectora-Geral. É uma área nova para mim, mas darei o meu melhor, assim como dei nos tribunais, para devolver a dignidade desta instituição”, assegurou. (Malito João)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui