Nampula (IKWELI) – Pela segunda vez no corrente ano, a esposa do governador de Nampula, Nazira Abdula, promove uma campanha de doação de sangue na capital provincial neste sábado (20).
Ainda neste ano, Nazira Abdula liderou uma campanha que resultou na colecta de perto de 250 unidades do líquido vital.
Neste sábado, centenas de pessoas acorreram ao Parque dos Continuadores para responder à campanha.
Selma Xavier, directora provincial da Saúde, disse, na ocasião, que, de momento, o Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade da tiraria do norte de Moçambique, dispõe apenas de 458 unidades, uma quantidade abaixo da demanda quando se está em épocas festivas.
Xavier explica que “a unidade sanitária [HCN] tem uma média de consumo de 600 unidades de sangue mensais.”
A responsável anotou que, para além dos casos de acidentes de viação, frequentes nesta época do ano, o sangue é igualmente essencial para a assistência à outras situações de emergência, sobretudo para mulheres grávidas e crianças.
Por seu turno, o governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, apelou à participação activa de todos os cidadãos, sublinhando que a doação de sangue é um gesto simples, mas determinante para salvar vidas “Esta quadra festiva é um momento em que podem acontecer mais acidentes, infelizmente. Então apelamos que todos os dadores e todas as pessoas que têm condições de saúde para doar sangue o façam, aqui no Parque ou no hospital”, disse.
Um dos dadores que falou a imprensa, na ocasião, é o governador Eduardo Mariamo Abdula, o qual pediu gestão honesto do sangue que for colectado.
“Peço e imploro a todos que trabalham neste sector para que não haja venda ou cobrança para ter sangue. Sangue não se vende, é gratuito para salvar vidas,” apelou.
O governador reforçou que eventuais tentativas de comercialização do sangue devem ser prontamente denunciadas às autoridades competentes, assegurando que o Executivo provincial não permitirá práticas que desvirtuem o espírito solidário dos doadores.
Entretanto, vários munícipes que acorreram ao Parque dos Continuadores manifestaram satisfação com a iniciativa promovida por Nazira Abdula, considerando-a um gesto de grande impacto social.
Os cidadãos elogiaram o envolvimento da esposa do governador e do Executivo provincial na resposta à crise de sangue e defenderam que campanhas do género sejam realizadas com maior regularidade, de forma a evitar situações de escassez no sistema de saúde. (Isidora João)





