Pemba começou o dia calmo, mas como sempre armada

Pemba (IKWELI) – A cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, acordou calma, tanto quanto tranquila, neste último dia da 3ª fase das manifestações de repúdio dos resultados eleitorais convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que é suportado pelo partido PODEMOS.

Nosso correspondente na maior baía de África confirmou que as actividades, maioritariamente, acontecem na normalidade, não obstante o encerramento de algumas agências bancárias.

Os “chapa-100” estão a circular e operadores de táxi motas estão, igualmente, no terreno. Os mercados Central, da Emulação Socialista, do Embondeiro e de Alto Gingone, bem como os principais supermercados da cidade estão em pleno funcionamento.

Segundo observou a nossa reportagem, desde o princípio da semana, as principais avenidas da cidade estão reforçadas com agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), em patrulhas regulares, em muitos casos sem “show-off” do material bélico.

Contudo, há quem acha que o dia é diferente. “Hoje está calmo, não têm tido movimento assim, está fraco, mas a probabilidade de violência como Maputo, Nampula é pouca”, disse um motorista de chapa-100 na rota Emulação Socialista/Muxara.

Muitos residentes da cidade entendem que não há espaço para a greve, porque a província de Cabo Delgado está a viver há 7 anos uma violência armada atribuída aos membros do Estado Islâmico, também conhecidos por alshababs.

Contudo, poucos depois das 10h começou uma pequena agitação. O Ikweli observou que na principal rua de Pemba os manifestantes caminhavam sob escolta policial, num ambiente pacífico. (Redação)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img