Nampula continua calma, mas progressivamente deserta  

0
45

Nampula (IKWELI) – Até ao meio dia desta quinta-feira (7), as ruas e avenidas da cidade de Nampula continuam a registar uma fraca movimentação de pessoas e viaturas.

As poucas pessoas que fizeram-se à rua, neste último dia da 3ª fase das manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, estavam já abandonando e regressando as suas residências.

Os comerciantes informais e ambulantes que saíram de casa estavam apenas a contar estória, procurando algum sinal de internet que lhes garantisse acompanhar o que se passa na capital do país, Maputo, para tirarem as suas ilações. Enquanto isso não acontecia, alguma fofoca tomava conta da urbe.

Uma segunda ronda efectuada pelo Ikweli na segunda metade da manhã, notou-se que 95% dos estabelecimentos comerciais continuava encerrada.

No bairro de Murrapaniua, na zona do Trim Trim, onde no último sábado, para além de jovens terem sido detidos, a população inalou gás lacrimogénio, a cada 30 minutos é normal passar apenas uma viatura ou apenas duas pessoas.

A nossa equipa de reportagem visitou, igualmente, o mercado grossista do Waresta onde, recentemente, foi palco de “vuco vuco” e o ambiente é de calmia e de remorso até alguns “chapa-100” estão a circular com dificuldade por falta de passageiros.

Hélio Riquicho, condutor de chapa-100 que opera na rota do Waresta/Muhala Expansão, disse ao Ikweli que preferiu estacionar a sua viatura com medo de errar como antes. “Dessa vez preferi deixar o carro porque no sábado passado meus passageiros passaram mal, uma parte deles inalou gás lacrimogéneo, por isso que não quis arriscar, hoje vim aqui somente para ver o ambiente das manifestações e até agora a situação está bem calma e tranquila”.

Entretanto, alguns alunos foram as escolas de forma a realizarem as provas finais.

O Centro de Saúde 25 de Setembro está a funcionar normalmente, mas com entrada uma procura fraca pelos serviços ali prestado. (Malito João)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui