Nampula (IKWELI) – Alguns jovens da cidade de Nampula convivem com o medo de testar positivo para o HIV, situação que contribui para que evitem a todo o custo fazer o exame.
Um jovem, que preferiu anonimato, contou ao Ikweli que a última vez que fez o teste sua esposa estava grávida. “Eu tenho 29 anos de idade, só fiz o teste uma vez, há dois anos quando a minha mulher estava em gestação e desde então, nunca mais fiz. Fico com ansiedade sobre um possível diagnóstico positivo,” revelou.
Outro entrevistado, que chamaremos João José, de 30 anos de idade, também não tem coragem de fazer o teste semestralmente. “Desde só fiz uma vez em Agosto deste ano (2025), porque não estava a ter coragem para ir fazer. Toda vez que pensava no assunto entrava em pânico, porque tinha medo de testar positivo e do que as pessoas iriam pensar de mim. O meu amigo é que me convenceu, fui ao posto de saúde, quando saiu o resultado, senti um alívio porque independentemente do que fosse eu saberia o que fazer,” disse.
Entre os nossos entrevistados, há quem se deixou levar pelo medo, e mesmo com 27 anos de idade, nunca fez o exame. “As vezes quero ir fazer, mas tenho medo de ser discriminado, caso o resultado seja positivo. Porque acho que se eu saber que tenho, a minha vida vai mudar, por isso fico com terror só de pensar em fazer o teste. Mas um dia vou ter a coragem de fazer.” (Francisco Mário)






