Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula tem vindo a liderar iniciativas de recuperação pós-ciclone, sobretudo em infra-estruturas sociais indispensáveis, como escolas e unidades sanitárias.
No último sábado (8), o director provincial das Obras Públicas de Nampula, Faquira Massalo, esteve a coordenar, no distrito de Mossuril, a reconstrução da escola primária de Chicoma, afectada pelo ciclone Dikeledi, uma actividade que envolveu o governo local e as lideranças comunitárias.
Segundo apurou o Ikweli, a referida escola beneficiou de barrotes, pregos, chapas de zinco, incluindo cadernos e lápis para os alunos.
“A reconstrução da Escola Primária de Chicoma faz parte de um conjunto de acções emergenciais do governo para reparar os danos causados pelos ciclones Chido e Dikeledi. Estas iniciativas estão inseridas no programa dos primeiros 100 dias de governação, priorizando a recuperação das comunidades afetadas e garantindo o acesso à educação de qualidade”, disse Massalo, na ocasião, reconhecendo que “o ciclone destruiu milhares de casas e danificou infraestruturas essenciais, como escolas e hospitais”, por isso “mobilizamos o empresariado local para viabilizar a recuperação de espaços prioritários, como a Escola Primária de Chicoma, que tem cinco salas de aula sem cobertura. Trouxemos materiais para iniciar a reposição parcial, enquanto aguardamos os processos subsequentes de reconstrução”.
O director provincial das Obras Públicas de Nampula anotou ainda que “com acções concretas como esta, o governo reafirma seu compromisso em apoiar as populações vulneráveis, restaurar infraestruturas essenciais e proporcionar esperança às comunidades que enfrentam o desafio da reconstrução”.
Quem, também, interveio na ocasião é o régulo de Chicoma, Abdala Assubuge, o qual agradeceu o apoio do governo e enfatizou a importância dessa ação para a comunidade.
“Não temos palavras para agradecer esse enorme gesto feito pelo governo da província em coordenação com os seus parceiros. Recebemos aqui nesta escola, há sensivelmente uma semana, o Governador da Província e, em pouco tempo, já estamos a ver os efeitos da sua visita, com a entrega dos materiais que vão permitir a reposição da escola dos nossos filhos. Alegra-nos ainda mais saber que o governo está connosco,” disse.
Ainda em Chicoma, Faquira Massalo, seguindo as orientações do governo, colocou em prática uma iniciativa de educação e sustentabilidade, denominada “1 escola, 1 pomar”, cuja primeira actividade circunscreveu-se no plantio de fruteiras. (Redação)