Nampula (IKWELI) – A Administração Regional de Águas do Norte (ARA Norte) alerta que os níveis hidrométricos das bacias da região estão a subir, destacando a Barragem de Nacala, a de Nampula e o Rio Meluli, com os índices mais altos.
Há ainda a indicação de continuação do transbordo do Rio Meluli devido às chuvas que caem na região.
Face a esta situação, pelo menos 36 mil pessoas dos distritos de Angoche, Mogovolas, Larde e Moma estão em risco de inundações localizadas.
Essas informações foram passadas no último sábado (8), durante a reunião do Comité Operativo de Emergência (COE), presidida pelo Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira.
Segundo Pereira, há uma necessidade urgente de retirar a população que vive nas zonas ribeirinhas dos rios que, nesta época, estão a transbordar, e sensibilizar as pessoas para que não realizem travessias ou as façam com cautela, controlando, sobretudo, as crianças no percurso de ida e volta à escola, que requerem a travessia de rios para alcançá-las.
“Neste momento, o INGD [Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres] já enviou equipas para monitorar a situação no terreno e garantir rápida intervenção ou ajuda aos possíveis afectados, para sua evacuação para locais seguros já identificados,” disse Plácido Pereira, indicando que o nível de alerta foi elevado para esses quatro distritos devido ao Rio Meluli.
Contudo, o governante apela as famílias que residem em zonas ribeirinhas e de risco para que abandonem de forma voluntária os locais, dirigindo-se aos pontos previamente indicados, a fim de evitar situações drásticas.
Na mesma linha, Pereira exortou ao INGD a ser mais proactivo nas ações de prevenção, em todas as situações, indicando que “deve estar presente neste momento nas comunidades, alertando sobre os perigos que advêm desta época, afim de evitar mortes causadas por situações evitáveis. Há muitas ocorrências de fenómenos extremos, mas o INGD deve informar atempadamente as comunidades para prevenir”.
Durante a reunião do Comité Operativo de Emergência (COE), o Secretário de Estado, Plácido Pereira, lançou um apelo ao setor de estradas, no sentido de tornar as vias de acesso transitáveis. (Nelsa Momade)