Nampula (IKWELI) – Os deputados da Assembleia da república (AR) não se fizeram de rogados ao apelo de solidariedade para com os deslocados de Memba lançado pelo governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, e nesta terça-feira, a presidente do órgão, Margarida Talapa, levou à Alua mais de 60 toneladas de produtos diversos para aquelas famílias.
Talapa foi acompanhada pelos chefes das bancadas parlamentares, numa situação que teve como figura de destaque o governador Abdula.
A dirigente afirmou que, após testemunhar o sofrimento das populações, a Assembleia da República sente-se profundamente preocupada. Talapa agradeceu o governador da província de Nampula pelo empenho demonstrado no apoio aos deslocados.
De acordo com a presidente, o governador já havia feito um apelo nacional para a mobilização de apoio, e assim a AR compromete-se a solicitar ao Governo Central acções firmes para expulsar os terroristas que têm perturbado o sossego da população.
Talapa apelou ainda para que, com a aproximação da época chuvosa, as famílias reassentadas preparem os seus campos agrícolas.
Com essa ajuda, segundo a PAR “permitirá que a população tenha o que comer durante dois dias”.
Em discurso dirigido aos deslocados, afirmou compreender a tristeza daqueles que fugiram sem levar nada. Destacou também que existem outros grupos de deslocados acolhidos em Nacala e noutros pontos da província.
Por seu turno, o governador Eduardo Mariano Abdula informou que, brevemente, fará uma visita ao distrito de Memba para acompanhar a evolução da situação. Garantiu que “alguns bandidos foram mortos, outros já fugiram”, assegurando igualmente que o centro dispõe de abastecimento de água.
No final, revelou-se que o número de deslocados provenientes de Memba acolhidos em Alua corresponde a 15.142 famílias, totalizando 77.182 pessoas. (Malito João, em Memba)






