Prof Nuvunga chega ao tribunal com a convicção de estar a prestar “serviço relevante à sociedade”

0
614

Maputo (IKWELI) – O Professor Adriano Nuvunga, director do Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD), que está sendo acusado de difamação e calúnia pelo presidente do partido PODEMOS, Albino Forquilha, chegou na manhã desta quarta-feira (5) ao Tribunal Judicial de Kampfumo, na cidade de Maputo, com a convicção de estar a prestar “serviço relevante à sociedade”

Alias, segundo disse na sua chegada, o próprio Ministério Público reconhece tal facto.

Para quem está nesta luta há vinte e sete anos, hoje não vejo apenas um tribunal. Vejo um símbolo da longa caminhada do povo moçambicano pela justiça, pela dignidade e pela liberdade,” disse, anotando que “hoje é o Dia da Legalidade — e nada mais coerente do que estarmos aqui a cumprir a notificação, em respeito ao Tribunal e ao Ministério Público.”

Num outro desenvolvimento, Nuvunga disse ainda que “este processo trouxe um ponto essencial: o próprio Ministério Público reconhece que, no âmbito do nosso activismo, prestamos “serviço relevante à sociedade”, por isso, “para nós, isso é motivo de honra. Consagra um percurso de serviço público, e reafirma que cidadania activa e legalidade caminham juntas.”

No entender do director executivo do CDD, “o simples facto de estarmos aqui é, de certa forma, o resultado dessa luta colectiva. Mostra que as instituições funcionam e que a justiça, quando se faz ouvir, fortalece a democracia. Como defensor dos direitos humanos, sinto orgulho em fazer parte deste percurso. O trabalho que realizamos ao longo dos anos — nas comunidades, nos tribunais, nas ruas, nos espaços de diálogo — sempre teve um único propósito: servir o povo moçambicano e afirmar o direito à dignidade, à liberdade e à justiça.”

É entendimento do Prof. Adriano Nuvunga que “estar aqui hoje não é um obstáculo, é uma continuidade dessa missão. E acredito que cada passo dado com respeito e verdade é uma vitória para todos nós.” (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui