Solos salinos costeiros e desenvolvimento do arroz-do-mar levam reitor da UniRovuma à embaixada da China em Moçambique

0
483

Maputo (IKWELI) – O reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Mário Brito dos Santos, tem vindo a engajar-se na mobilização de apoio diplomático para o desenvolvimento de projecto de pesquisa e extensão na instituição que dirige.

Na última sexta-feira de outubro (31), Dos Santos foi recebido pela embaixadora da China em Moçambique, Zheng Xuan, tendo apresentado a diplomata projectos de investigação e desenvolvimento de alto impacto, alguns dos quais que estão sendo implementados e/ou desenhados em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas chinesas, com foco na inovação científica, modernização agrícola e desenvolvimento agroindustrial no norte de Moçambique e em todo o país.

Entre os projectos destacados, segundo escreve a UniRovuma no seu sítio de internet, Brito dos Santos sublinhou o Laboratório Conjunto China – Moçambique para o Melhoramento de Solos Salinos Costeiros e Desenvolvimento do Arroz-do-Mar, que será implementado na Universidade Rovuma em colaboração com um instituto chinês.

O projecto prevê a introdução, em Moçambique, de uma tecnologia agrícola inovadora capaz de transformar terras banhadas por água salgada em áreas férteis para o cultivo do arroz-do-mar, uma variedade que pode ser consumida de forma integral, com alto valor nutricional e elevada resistência climática, com potencial para contribuir significativamente para o combate à desnutrição e o fortalecimento da segurança alimentar no país.

Dos Santos apresentou ainda um segundo projecto, desenvolvido em cooperação com uma universidade chinesa, que visa a criação de um laboratório para o melhoramento e processamento de citrinos, com o objectivo de dinamizar a cadeia de valor ligada à produção de laranjas, tangerinas e seus derivados em Moçambique.

Outros projectos, em fase de discussão, incluem iniciativas nas áreas de formação e intercâmbio de docentes, cooperação cultural e industrial, bem como a instalação de uma unidade de produção de mobiliário escolar no país, em parceria com empresários chineses.

A embaixadora Zheng Xuan apreciou positivamente as iniciativas apresentadas, reconhecendo o seu carácter inovador e estratégico, em particular o projecto do arroz, e manifestou a disponibilidade da Embaixada em apoiar institucionalmente no que for possível para que a colaboração entre a UniRovuma e seus parceiros chineses seja desenvolvida com sucesso.

O encontro de cortesia é realizado na sequência de uma visita que Brito dos Santos realizou recentemente à China, durante a qual assinou memorandos de entendimento com instituições parceiras daquele país asiático. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui