Nampula (Ikweli)-O segundo de “luto” na cidade de Nampula, convocado pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane do PODEMOS, foi marcado por uma grande participação de membros e simpatizantes que portando dísticos, buzinando seus carros e motorizadas, cumpriram e se enfileiram em alguns pontos e avenidas da urbe.
Os manifestantes na sua maioria jovens, relatam que a Polícia da República de Moçambique tentou os impedir de fazerem a marcha, mas sem sucesso.
“Não vamos recuar. Esta é uma luta pelo nosso futuro, e a repressão não vai nos calar”, declarou um dos participantes da manifestação na zona da Sipal, avenida do Trabalho.
“Estamos lutando por nossos direitos e não vamos nos calar, povo no poder” expressou outro manifestante.
O candidato presidencial Venâncio Mondlane, numa “live” havida na tarde desta quinta-feira (21) agradeceu a ampla adesão popular e destacou a solidariedade entre diferentes classes sociais, académicas e religiosas.
Venâncio Mondlane disse que a programação para o terceiro dia inclui buzinas, panelaços e até vigílias com velas em homenagem às vítimas da violência policial, como Elvino Dias e Paulo Guambe, mortos a tiros no mês passado. (Ruth Lemax)