Nampula (IKWELI) – E já diz a velha máxima popular “ninguém se casa sem se parecer” e disto demostra a Dra. Nazira Abdula, esposa do governador de Nampula, que tem acompanhado o seu marido na procura de soluções para aliviar o sofrimento dos habitantes da mais populosa província de Moçambique.
Nesta segunda-feira. Nazira Abdula “mergulhou-se” nas zonas do distrito de Memba, a norte da província, afectadas pelo terrorismo. Trata-se dos postos administrativos de Lúrio e Chipene.
Na semana anterior, quando o governador visitou a região, o semblante das famílias locais era de incerteza, medo e sensação de abandono e, ao partilhar o que viu com a esposa, está não se fez de rogada. Médica pediatra de profissão mobilizou seus colegas e contra todos os riscos desceram até Chipene. No grupo, destacam-se, também, psicólogos.
A jornada foi intensa, mas os profissionais liderados pela esposa do governador de Nampula não vergaram, conversaram cientificamente com as vítimas e ofereceram novas perspectivas de vida.
No princípio da noite, segundo relatos colhidos no terreno, a esperança tinha começado a dar sinais de retorno na região.
Os profissionais de saúde juntaram-se, voluntariamente, ao chamamento da sua colega Nazira Abdula e prometeram dar continuidade a assistência, pois entendem ser indispensável que as vítimas sejam tratadas devidamente.
Uma fonte próxima ao casal Abdula confidenciou-nos que o engajamento com as populações carenciadas e em situação de risco parte o coração da família. (Redação)






