Nampula (IKWELI) – Um jovem, de 30 anos de idade, foi detido pela Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, indiciado de produzir, consumir e vender soruma.
Durante uma conferência de imprensa, o indivíduo detido assumiu ser produtor e consumidor de soruma, justificando que tem utilizado a droga para aliviar problemas sociais, além de garantir sustento à sua família.
“Estou há três anos a cultivar soruma para meu próprio benefício, mas também tenho vendido a várias pessoas próximas e a outros jovens que solicitam dentro do posto administrativo de Anchilo, e em outros pontos da cidade de Nampula,” declarou.
Segundo a porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, graças às diligências realizadas pela corporação, foi possível neutralizar o indivíduo, agora indiciado por produção ilegal de estupefacientes.
“Este indivíduo foi detido na via pública, enquanto circulava de motorizada com pelo menos 20 kg de soruma. A detenção ocorreu no posto administrativo de Anchilo, distrito de Nampula,” explicou Chaúque.
Ainda no âmbito das operações de combate à droga, a PRM em Nampula deteve também um casal envolvido no consumo de estupefacientes, supostamente motivado por diversos factores.
Na mesma conferência, a PRM apresentou dois indivíduos que, segundo as autoridades, pertencem à polícia comunitária e foram detidos sob acusação de assassinato de um cidadão durante a madrugada desta segunda-feira (5), com o objetivo de roubar uma motorizada. (Nelsa Momade)